sábado, 28 de julho de 2012

Dias parados de grevistas do IBGE são descontados

Ordem foi do Ministério do Planejamento; greve nacional no instituto já dura 40 dias

RIO - Em greve há 40 dias, os servidores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começaram a ter descontados do salário os dias não trabalhados.

De acordo com a direção do sindicato nacional dos trabalhadores do instituto, ao consultar ontem o contracheque pela rede interna, muitos se surpreenderam com a remuneração menor. O pagamento ocorre na próxima quinta-feira, dia 2 de agosto.

O alerta dos grevistas levou a direção do sindicato a se reunir com o presidente-adjunto do IBGE, Fernando Abrantes. Segundo a diretora do sindicato Susana Drumond, ele afirmou que a decisão de descontar os dias parados foi do Ministério do Planejamento.

"Eles [IBGE] haviam se comprometido a tratar essa questão só quando a greve acabasse, mas tomaram a medida antes", disse Susana.

O ministério confirmou, por meio de sua assessoria, que deu a ordem para cortar os salários. Um comunicado foi encaminhado às direções dos órgãos públicos para que façam os descontos sobre os dias parados.

O IBGE ainda não se manifestou sobre o corte nos salários. O instituto tem 6.600 servidores efetivos. Segundo o sindicato, 60% estão em greve em todo o país. A direção do IBGE afirma que esse percentual é de 30%.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: