segunda-feira, 9 de julho de 2012

Governo federal é 'inflexível' com grevistas, diz sindicalista

Mariana Carneiro

SÃO PAULO - A presidente Dilma Rousseff tem sido "inflexível" nas negociações com os servidores federais em greve, afirmou o novo presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Vagner Freitas.

Os servidores estão em greve há um mês por melhores salários. A paralisação atingiu alguns ministérios e a maioria das universidades.

"O governo está inflexível com os servidores", disse Freitas. "Não adianta dizer que a greve é injusta e está errada. Tem que negociar."

A pressão dos servidores tem aumentado com a proximidade do prazo para que o governo apresente sua proposta de orçamento para 2013, que vence em agosto.

O secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, principal negociador do governo com os servidores, afirmou que o cenário econômico atual tornou as negociações difíceis. "Há uma brutal incerteza", disse.

Freitas disse estar preocupado com os rumos da economia e o impacto da crise sobre os trabalhadores. "A conjuntura econômica do governo Dilma não é a mesma do governo Lula", afirmou. "Com crescimento menor, começa a ter de novo as ideias de ajuste, diminuição."

A CUT tem mais de 3 mil sindicatos filiados e calcula representar cerca de 22 milhões de trabalhadores. Segundo o Ministério do Trabalho, ela reúne 36,7% dos trabalhadores sindicalizados do país hoje. A segunda maior central, a Força Sindical, representa outros 13,7%.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: