quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Lewandowski: 'Meu voto ficou uma colcha de retalhos'

Revisor do mensalão diz que levará uma sessão e meia para ler relatório

BRASÍLIA O ministro Ricardo Lewandowski disse que seu voto sobre o capítulo 3 do processo do mensalão deve durar uma sessão e meia. Ou seja, o revisor do processo vai consumir a sessão de hoje e metade da de amanhã para apresentar sua proposta de sentença em relação ao deputado João Paulo Cunha (PT-SP); Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil; e Marcos Valério, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, ex-sócios da DNA e da SMP&B.

Lewandowski disse que está reestruturando o seu voto, para se adequar ao modelo escolhido pelo relator Joaquim Barbosa. O voto do revisor tinha sido dividido por réus; o do relator, por práticas criminosas:

- Vou perder vários fins de semana. Meu voto ficou uma colcha de retalhos. Eu tinha um voto réu por réu. Estou procurando compatibilizar meu voto com o voto do relator.

O relator votou pela condenação dos cinco réus. Lewandowski não disse como vai votar e evitou comentários sobre o voto de Barbosa. Ele disse que o voto é uma peça inacabada, e que leva em consideração a posição do relator e as sustentações orais das defesas.

Barbosa votou pela condenação de João Paulo Cunha e Pizzolato por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. E condenou os sócios da DNA e da SMP&B por corrupção ativa e peculato.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: