quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Pesquisas: Recife, S. Paulo, Rio, BH, Curitiba e Porto Alegre

Geraldo: novo crescimento

Manoel Guimarães

Duas novas pesquisas de intenções de voto para o Recife, divulgadas ontem, confirmaram a polarização entre PT e PSB nesta eleição. Os levantamentos do Datafolha e do Vox Populi colocaram em empate técnico Geraldo Julio (PSB) e Humberto Costa (PT). O petista largou na frente na corrida pela PCR, mas, pela primeira vez, apareceu atrás de Geraldo, que começou como quarto colocado. A diferença, porém, está dentro da margem de erro. Os levantamentos também constataram a queda de Mendonça Filho (DEM) e o crescimento de Daniel Coelho (PSDB).

O Datafolha realizou 832 entrevistas entre a segunda-feira e ontem. Humberto e Geraldo apareceram com 29% das intenções de voto. No levantamento anterior, de 21 de julho, o petista tinha 35% e o socialista, 7%. Já Mendonça caiu de 22% na primeira pesquisa para 9% na atual, sendo ultrapassado por Geraldo e por Daniel. O tucano passou de 8% em julho para 12%. Entre os demais candidatos, Edna Costa (PPL) e Roberto Numeriano (PCB) obtiveram 1% cada, enquanto Jair Pedro (PSTU) não atingiu 1%. Brancos, nulos e nenhum somaram 10%, e 9% não souberam responder. Esteves Jacinto (PRTB) não foi relacionado na pesquisa porque sua candidatura foi impugnada no mês passado. A margem de erro é de 3%.

Ainda no Datafolha, Mendonça e Humberto ficaram empatados no quesito rejeição, com 29% cada. Geraldo foi o menos rejeitado (12%), seguido por Daniel (16%). Dentre os entrevistados pelo instituto, outros 26% afirmaram que não votariam em Edna Costa, 23% em Jair Pedro e 19% em Roberto Numeriano.

Já no primeiro levantamento do Vox Populi, foram 800 entrevistados entre os dias 25 a 27. Geraldo saiu na frente, com 31%, empatado tecnicamente com Humberto, que obteve 28%. Nesta pesquisa, Mendonça ficou com 11% e Daniel com 9%. Colocado como opção, Esteves atingiu 1%, mesmo percentual de Numeriano. Os índices de Jair Pedro e Edna Costa não chegaram a 1%. A margem de erro do Vox Populi é de 3,5%.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Russomanno lidera, Serra cai e Haddad sobe

Uma semana após o início da propaganda eleitoral, o candidato do PRB, Celso Russomanno, assumiu a liderança isolada na disputa pela prefeitura paulistana.

Ele manteve 31% das intenções de voto na pesquisa Datafolha. José Serra (PSDB) caiu cinco pontos percentuais e agora está com 22%. A rejeição ao candidato tucano saltou de 38% a 43%.

Russomanno vira líder isolado, Serra cai e Haddad sobe em SP

Bernardo Mello Franco

Rejeição de tucano vai a 43% depois de uma semana de propaganda na TV, mostra Datafolha

Candidato do PRB se mantém com 31% das intenções de voto; Serra cai cinco pontos, e Haddad ganha seis

O candidato do PRB, Celso Russomanno, assumiu a liderança isolada na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Ele manteve 31% das intenções de voto depois de uma semana de horário eleitoral em rádio e TV, aponta o Datafolha.

José Serra, do PSDB, caiu cinco pontos percentuais e agora aparece em segundo lugar com 22%. Impulsionado pela presença do ex-presidente Lula em sua propaganda, Fernando Haddad, do PT, subiu seis pontos e ocupa a terceira posição com 14%.

A pesquisa mostra que a rejeição a Serra subiu cinco pontos e alcançou o maior índice desde o início da campanha: 43% dos eleitores dizem que não pretendem votar nele "de jeito nenhum".

Nas últimas eleições municipais em São Paulo, em 2004 e 2008, só o ex-prefeito Paulo Maluf (PP) superou este patamar de rejeição.

O índice de paulistanos que se recusam a votar nos rivais do tucano também cresceu, mas ainda é bem menor: 21% no caso de Haddad e 15% no de Russomanno.

As intenções de voto nos demais candidatos oscilaram dentro da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos para mais ou para menos.

Gabriel Chalita (PMDB) agora tem 7%, e Soninha Francine (PPS), 4%. Paulinho da Força (PDT) aparece com 2%. Ana Luiza (PSTU) e Carlos Gianazzi (PSOL) têm 1%, e os demais não pontuaram. Brancos e nulos somam 10%, e os indecisos são 7%.

Surpresas

A estabilidade de Russomano contrariou as apostas das campanhas do PT e do PSDB, que contavam com sua queda assim que começasse o horário eleitoral -o tempo dele é de apenas 2min11s.

Há uma semana, o candidato do PRB já aparecia quatro pontos à frente de Serra (31% a 27%), mas os dois estavam tecnicamente empatados na frente. Com a queda do tucano, ele ganhou a liderança isolada sem melhorar seu próprio desempenho.

O tombo de Serra surpreendeu até os petistas, que não esperavam vê-lo com menos de 25% das intenções de voto. Há dois anos, a cidade deu a ele 40% dos votos para presidente no primeiro turno.

Entre os motivos mais citados para sua rejeição, estão a reprovação ao prefeito Gilberto Kassab (PSD) e o fato de ele ter renunciado à prefeitura após ter prometido cumprir todo o mandato e o desgaste com a derrota de 2010.

A alta de Haddad já era esperada com a exposição de Lula em seu programa eleitoral. Mesmo assim, os petistas contavam com uma subida mais modesta na primeira semana de propaganda na TV.

Mudanças

Os dados mostram que Haddad está superando o anonimato. Em uma semana, seu índice de conhecimento saltou de 64% para 75%.

Ele ganhou 19 pontos entre os eleitores que dizem preferir o PT, o que indica que a tarefa de identificá-lo com o partido está sendo cumprida.

No segmento que declara opção pelo PSDB, nova surpresa: Russomanno subiu 16 pontos e Serra, que é fundador do partido, despencou 15.

O tucano caiu em todas as faixas de escolaridade. Perdeu quatro pontos entre os eleitores com ensino fundamental, cinco entre os que concluíram o ensino médio e seis nos de nível superior.

Haddad subiu cinco, oito e cinco pontos em cada segmento, respectivamente. Russomanno se manteve estável em todas as faixas.

O candidato do PRB disse que os números mostram que sua campanha está no caminho certo e que vai manter a humildade. "Minha mãe sempre dizia: "Os humildes conquistarão a Terra"", afirmou.

Serra não quis comentar os dados. O coordenador de sua campanha, Edson Aparecido, procurou demonstrar tranquilidade. "A pesquisa ainda reflete o cenário anterior ao início do horário eleitoral. O jogo está só começando."

Haddad comemorou o desempenho. "Está dentro do planejado, estamos colhendo o que plantamos", disse. Ele também ironizou a queda de Serra. "Defendendo a taxa da Controlar e combatendo o Bilhete Único mensal, ele está pedindo para não ir para o segundo turno."

O Datafolha ouviu 1.069 eleitores entre os dias 28 e 29. O levantamento foi encomendado pela Folha e pela TV Globo.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Candidato de Campos dispara em Recife

Em 40 dias, Geraldo Julio (PSB) saltou de 7% para 29% e agora aparece empatado na frente com Humberto Costa (PT)

Geraldo Julio tem feito intensa campanha ao lado do governador Eduardo Campos; Costa aposta no apoio de Lula

RECIFE, SÃO PAULO - O candidato apoiado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), cresceu 22 pontos em pouco mais de um mês e empatou com o candidato do ex-presidente Lula na liderança da corrida pela Prefeitura de Recife.

Segundo o Datafolha, o ex-secretário do governo estadual Geraldo Julio (PSB) saltou de 7% para 29% desde a pesquisa de 19 e 20 de julho.

O petista Humberto Costa, que liderava com 35% das intenções de voto, oscilou negativamente para 29%, dentro do limite da margem de erro, que é de três pontos para mais ou para menos.

Mendonça Filho (DEM) caiu de 22% para 9%, figurando agora na quarta colocação. O tucano Daniel Coelho passou de 8% para 12% e aparece em terceiro.

No rádio e na TV, Humberto Costa explorou o apoio de Lula, enquanto Geraldo promoveu intensa campanha ao lado de Campos.

Ex-aliados, PT e PSB romperam no Recife após a crise provocada pelo veto da cúpula nacional petista à tentativa de reeleição do atual prefeito da cidade, João da Costa (PT).

O governador, que também é presidente nacional do PSB, alegou que a disputa interna levou o PT a perder a condição de liderar o processo sucessório.

Com isso, a disputa passou a ser marcada pelo embate entre Lula e Campos, que se distanciaram após a cisão entre as siglas na cidade e em outras capitais, como Belo Horizonte e Fortaleza.

Rejeição

Segundo a pesquisa, 29% dos eleitores dizem que não votariam em Mendonça (DEM) e em Humberto Costa (PT). Na pesquisa anterior, o democrata tinha 26% de rejeição, e o petista, 24%. Geraldo Julio reduziu sua rejeição, de 16% para 12%.

Quase desconhecido no início da disputa, Geraldo faz parte de uma coligação de 14 partidos, o que lhe garantiu mais de 12 minutos no programa eleitoral.

Faz ainda a campanha mais cara na cidade: arrecadou R$ 1,6 milhão no primeiro mês, mais do que o dobro do candidato do PT, que declarou receita de R$ 600 mil.

Além do carisma de Lula, Humberto Costa aposta na popularidade do vice da sua chapa, o ex-prefeito João Paulo (PT). O partido administra o município há 12 anos.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Paes mantém margem suficiente para reeleição no primeiro turno

Prefeito peemedebista tem 53%; Freixo, porém, sobe e vai a 13%

Italo Nogueira

RIO - Uma semana após o início do programa eleitoral, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), manteve a liderança nas intenções de voto na cidade, segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem.

A distância para o principal rival, Marcelo Freixo (PSOL), caiu quatro pontos -a reeleição, porém, ainda ocorreria com folga no primeiro turno.

De acordo com a pesquisa, encomendada pela Folha em parceria com a TV Globo, Paes tem 53% das intenções de voto, contra 13% de Freixo.

Em seguida, vêm Rodrigo Maia (DEM), com 5%, e Otávio Leite (PV), com 3%. Os demais candidatos têm 1%.

Com o maior tempo de TV das capitais -mais de 16 dos 30 minutos do horário eleitoral-, Paes melhorou a avaliação de sua administração e reduziu seu índice de rejeição.

Segundo a pesquisa, 25% dos eleitores viram sua propaganda. Na TV, ele explora obras e o apoio de Lula.

Freixo e Maia, os segundos mais assistidos, atingiram 13%. De acordo com o Datafolha, 35% das pessoas declararam terem visto ao menos uma vez a propaganda eleitoral.

Freixo continua como o menos conhecido entre os principais candidatos. Sua taxa de conhecimento, porém, subiu de 50% para 62%.

A alta nas intenções de voto do socialista, que subiu três pontos, ocorreu principalmente entre quem tem de 16 a 24 anos, os que têm renda acima dos dez salários mínimos e as pessoas com ensino superior. Nos dois últimos grupos, há empate técnico com Paes.

A possibilidade de segundo turno, no entanto, depende ainda do crescimento dos demais candidatos. Maia tem com a maior rejeição (31%), seguido por Paes e Aspásia Camargo (PV), ambos com 17%.

O Datafolha entrevistou 944 pessoas entre os dias 28 e 29 de agosto. A pesquisa está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com o número RJ-00054/2012.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Em BH, Patrus reduz só um ponto da diferença em relação a Lacerda

Paulo Peixoto

BELO HORIZONTE - O prefeito Marcio Lacerda (PSB), que tenta a reeleição em Belo Horizonte, mantém ampla vantagem sobre o ex-ministro petista Patrus Ananias (PT), segundo o Datafolha.

Lacerda está 16 pontos percentuais à frente de Patrus, que não conseguiu reduzir mais a diferença mesmo com a presença do ex-presidente Lula na campanha -em julho, 17 pontos separavam os candidatos.

O prefeito tem 46% das intenções de voto, contra 30% do ex-ministro. Enquanto Lacerda oscilou dois pontos para cima, Patrus cresceu três e foi de 27% para 30%.

Segundo o Datafolha, 36% dos eleitores disseram ter assistido a pelo menos um programa eleitoral na TV. Sobre quem está se saindo melhor, 56% dos que assistiram apontam Lacerda e 28%, Patrus.

Nas intenções espontâneas de voto (em que o entrevistador não mostra o nome dos candidatos), Lacerda foi de 16% para 30%, enquanto Patrus subiu de 11% para 19%.

O eleitorado assiste a uma disputa cada vez mais acirrada entre Lacerda e o PT, que foram aliados por quatro anos. Patrus acusa o prefeito de ter optado pelo PSDB do senador Aécio Neves (MG), potencial rival da presidente Dilma Rousseff em 2014.

Lula embarcou na candidatura de Patrus -Dilma também, ainda que apenas nos bastidores.

O Datafolha ouviu 827 eleitores nos dias 28 e 29 de agosto. A pesquisa está registrada sob o número MG-00294/2012.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Com 27 %, Ratinho Junior e Luciano Ducci dividem o topo em Curitiba

Estelita Hass Carazzai

CURITIBA - Os candidatos Ratinho Junior (PSC) e Luciano Ducci (PSB) dividem a liderança na disputa pela Prefeitura de Curitiba, de acordo com pesquisa Datafolha realizada em parceria com a RPC TV.

Segundo o levantamento, Ratinho e Ducci têm 27% das intenções de voto cada um -na última pesquisa, no final de julho, eles tinham 27% e 23%, respectivamente.

Já Gustavo Fruet (PDT), apoiado pelo PT, oscilou negativamente, de 23% para 20% -em julho, o pedetista dividia o topo com Ratinho e Ducci.

O quarto colocado, Rafael Greca (PMDB), com 10% no Datafolha do mês passado, agora aparece com 8%.

A margem de erro da pesquisa é três pontos percentuais, para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 832 eleitores, ontem e anteontem.

Atual prefeito, Ducci continua apostando no governador Beto Richa (PSDB) como principal cabo eleitoral.

Até agora, o governador apareceu em todos os programas do candidato, que tem o maior tempo de TV: 10min45s.

Já Ratinho Junior, desfruta da popularidade do pai, o apresentador de TV Ratinho. Na periferia, o candidato do PSC usa recursos como bonecos de rato gigantes e orelhas de Mickey. No horário eleitoral, procura se aproximar da classe média.

Entre os três principais postulantes a prefeito de Curitiba, Ducci tem a maior rejeição (21%), seguido por Ratinho Junior (18%) e Fruet (10%).

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Porto Alegre tem empate técnico entre Fortunati e Manuela D'Ávila

Felipe Bächtold

PORTO ALEGRE - Os adversários do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), ganharam espaço com o início da propaganda no rádio e na TV e reduziram a diferença em relação a ele na corrida eleitoral.

De acordo com pesquisa Datafolha realizada em parceria com a RBS, Fortunati, que perdeu dois pontos em relação à pesquisa anterior, realizada em julho.

O pedetista caiu de 38% para 36%, e agora está em um empate técnico com Manuela D"Ávila (PC do B), que passou de 30% para 32%.

O petista Adão Villaverde (PT), que aparecia com 3% em julho, agora tem 7%.

A margem de erro do levantamento do Datafolha é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na propaganda eleitoral, o PT, em desvantagem nas intenções de voto, passou a atacar os dois concorrentes que lideram a disputa.

Nesta semana, um apresentador do programa petista chamou Manuela de "celebridade". Já o atual prefeito da capital gaúcha foi rotulado de "paradão".

Fortunati tem mais tempo na TV do que seus concorrentes -até agora, se dedicou a apresentar sua biografia.

A pesquisa realizada ontem e anteontem também incluiu uma simulação de segundo turno, na qual Manuela e o atual prefeito aparecem empatados com 43% das intenções de voto cada um.

Para o levantamento, o Datafolha ouviu 827 eleitores de Porto Alegre.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: