sábado, 1 de setembro de 2012

Queda nas pesquisas leva Serra a reforçar presença de Alckmin

Ideia é aproveitar aprovação de governador e explorar parceria

Gustavo Uribe, Guilherme Voitch e Jaqueline Falcão

SÃO PAULO A queda do candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Serra, nas pesquisas de intenções de voto trouxe preocupação à coordenação da campanha tucana, que já definiu mudanças para tentar reverter o quadro. Pesquisa Ibope divulgada ontem e encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo" mostra uma queda de Serra de 26% para 20%, o que deixou o ex-governador de São Paulo tecnicamente empatado com o adversário do PT, Fernando Haddad, que subiu de 9% para 16%. A pesquisa mostrou ainda que o tucano é o que apresenta o maior índice de rejeição: 34% não votariam nele.

Com uma taxa de aprovação de 40%, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, irá aumentar a sua participação na campanha de Serra. O marqueteiro Luiz Gonzalez já agendou novas gravações com o governador, que reforçará a importância de uma parceria entre as gestões estadual e municipal. As primeiras inserções televisivas nas quais o governador de São Paulo pede voto ao candidato tucano foram ao ar no início desta semana e, segundo pesquisas internas do partido, tiveram uma recepção positiva.

- Nossa estratégia é reforçar a ideia de que Serra é o mais preparado, o que vai dar conta dos atuais desafios da cidade. E é evidente que cada vez mais o governador Alckmin vai aparecer, por conta da parceria entre estado e município - confirmou o coordenador-geral da campanha, Edson Aparecido.

Outra mudança será estender munição ao candidato do PRB, Celso Russomanno, líder nas pesquisas, com 31%. As críticas serão às propostas de Russomanno, consideradas "irrealizáveis". Mesmo com o quadro eleitoral adverso, Serra afirmou ontem que vai para o segundo turno e ganhará as eleições.

- Nós vamos discutir propostas. Alguns falam muito e propõem pouco. Alguns propõem muitas coisas, algumas boas, outras sem pé nem cabeça - disse o candidato do PSDB.

Anteontem à noite, ao participar de missa ao lado do padre Marcelo Rossi, Serra chegou a chorar, ao lembrar que sua mãe, quase no fim da vida, recebeu uma benção do bispo dom Fernando Figueiredo, superior de padre Marcelo.

- Isso me marcou muito - disse Serra, às lágrimas.

Russomanno comemorou o crescimento nas pesquisas.

- Fiquei muito feliz. Minhas propostas de políticas públicas não são mirabolantes e a população está confiando nessa linha, com propostas e sem ataques - afirmou Russomanno.

Haddad também comemorou, dizendo que só esperava alcançar o atual patamar após 7 de setembro. Ele atribuiu a escalada ao seu plano de governo.

- O eleitor quer propostas. À medida que forem apresentadas propostas que resolvam o problema do cidadão, ele vai tomar partido dessa plataforma - disse Haddad.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: