domingo, 24 de março de 2013

Serra no jogo - Tereza Cruvinel

A novidade agora é Serra no jogo. Se decidir mudar de partido, seu destino natural seria o PSD e não o PPS. Isso explicaria a recusa de Kassab a entrar no governo Dilma

Na noite de quarta-feira, 15 de março, em que o presidente do PSD, Gilberto Kassab, jantou com a presidente Dilma Rousseff, acenou com apoio eleitoral em 2014, mas recusou a oferta de um ministério para seu partido, já estava acertado, para dois dias depois, o encontro entre seu aliado histórico José Serra e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pré-candidato a presidente pelo PSB. A recusa de Kassab, inicialmente, desconcertou até sua própria bancada. "Onde já se viu isso?", disseram aqueles que entraram no PSD para ganhar o crachá da base governista. Nas fileiras petistas, o senador Jorge Viana (AC) matou a charada antes mesmo de saber do encontro Serra-Campos: "Isso é um indicativo de que Serra não está fora do jogo". Revelado o encontro, Viana foi além: "Agora as pegadas de Serra ficaram bem claras. Não por acaso quem articulou o encontro foi o ex-senador Jorge Bornhausen, hoje no PSD".

Só para recordar: foi Serra quem anabolizou a carreira do ex-corretor de imóveis e ex-vereador pelo PFL/DEM, ao fazer dele seu vice na disputa em que ganhou a Prefeitura de São Paulo, em 2004. Quando Serra deixou o cargo para disputar o governo estadual, dois anos depois, Kassab herdou-lhe o mandato. Em 2008, reelegeu-se para mais quatro anos. Antes de deixar o cargo, lançou-se na empreitada, bem-sucedida, de criar o PSD. Pescando em legendas diversas, formou uma bancada de mais de 50 deputados. Sua relação com Serra é o que se pode chamar de umbilical.

Jorge Viana recorda que, em 2012, tudo se encaminhava para uma aliança PT-PSD, em torno do hoje prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Mas Serra acabou viabilizando sua candidatura pelo PSDB e Kassab recuou para apoiá-lo. "Para mim, trata-se agora de movimento da mesma natureza", diz Viana.

Para formar a maioria e aprovar projetos no Congresso, Dilma passa muito bem sem o PSD em sua larga base. Seu interesse no partido sempre foi mais eleitoral, pensando em 2014. Embora em alguns estados o PSD já tenha declarado a intenção de apoiá-la, agora o jogo embolou. O fato novo nessa sucessão antecipada é a volta de Serra ao jogo. Ou melhor, a constatação de que, ao contrário do que alguns pensavam, especialmente no PSDB, ele nunca saiu do jogo para 2014. Um dos traços marcantes de sua complexa personalidade é a obstinação. Se estiver decidido a concorrer pela terceira vez à Presidência, enfrentará todos os obstáculos. Se for preciso deixar o PSDB, o PSD, de Kassab, e não o PPS, de Roberto Freire (SP), é a legenda em que ele ficaria mais confortável. Na conversa de segunda-feira passada com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), Serra não mencionou o encontro que tivera, na sexta-feira anterior, com Eduardo Campos. Não reivindicou a presidência do partido nem candidatura ao Senado nem nada. Apenas se queixou muito e de muitos no partido. Atitude de quem pretende estar no jogo, seja disputando a indicação com Aécio – o que é complicado, diante do amplo apoio partidário ao senador mineiro e do engajamento decidido do ex-presidente Fernando Henrique –, seja ingressando em outro partido que lhe garanta a candidatura. O PSD é seu mais provável plano B.

E com Eduardo Campos, qual é o jogo? Especulou-se sobre uma possível chapa composta pelos dois, mas quem conhece Serra sabe que ele dificilmente aceitaria o papel de vice. E o inverso carece de sentido. Quando Lula cogitou a hipótese de Campos substituir Michel Temer como vice de Dilma, deixando o PMDB em polvorosa, o governador mandou dizer que não estava disponível para o papel.

Vazado seu encontro com Serra, eles trocaram os elogios públicos de praxe. Serra disse que a candidatura do pernambucano "é boa para o Brasil, é boa para a política". Campos afirmou que tem com Serra muito mais afinidade do que com algumas pessoas da base governista. Suas declarações estão perdendo gradualmente a suavidade, atiçando os petistas que defendem a ruptura imediata. Jorge Viana, muito próximo de Lula e Dilma, verbaliza outra estratégia, a de evitar um rompimento áspero. "Devemos receber com naturalidade a candidatura de Eduardo. Quando um governo é tão forte como o da presidente e a oposição muito débil, candidaturas alternativas acabam surgindo na própria base. Mas as afinidades devem ser mantidas para que o reencontro seja possível." Faltou dizer, num eventual segundo turno.

Serra viajou ontem para os Estados Unidos, onde passará 15 dias em compromissos acadêmicos. E com isso não participará, amanhã, do encontro de Aécio com uma plenária de dirigentes e militantes do PSDB paulista, ao lado do governador Alckmin. Na sexta-feira, o instituto Datafolha divulgou pesquisa de intenção de voto para presidente apontando grande favoritismo de Dilma (58%) em relação a Marina (16%), Aécio (10%) e Campos (6%). Pelo andar da carruagem, o nome de Serra ainda pode entrar na cartela dos pesquisadores.

Desenho/Desejo

Eduardo Campos teve também recentemente um encontro com o presidente do PPS, Roberto Freire, pernambucano que hoje é deputado por São Paulo. Já tiveram arestas, agora aparadas. O embrião de sua coligação eleitoral vai tomando forma. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) elocubra: "Vislumbro uma aliança composta por PSB, PPS e PDT". E talvez pelo PTB e o PSD, acrescenta. Na convenção de sexta-feira, o PDT deu sinais de que, apesar da troca de ministros, ainda não amarrou o cavalo no obelisco de Dilma.

Fonte Estado de Minas

Nenhum comentário: