sexta-feira, 10 de maio de 2013

Em Salvador, Marina Silva ironiza entrada de Afif em ministério

Ex-senadora lembrou o embate presidencial entre Lula e o novo ministro

SALVADOR – A ex-senadora Marina Silva ironizou nesta quinta-feira a posse de Guilherme Afif Domingos (PSD-SP) para assumir o 39º ministério da presidente Dilma Rousseff, o da Secretaria da Micro e Pequena Empresa. Marina lembrou o embate político entre Lula e Affif na campanha presidencial de 1989. Ela deu a declaração na capital baiana, pouco antes de uma plenária para recolher assinaturas do futuro partido Rede de Sustentabilidade.

— Quando o ministro Afif Domingos disputou a Presidência da República contra o Lula, ele colocou “o muro de Berlim” no seu programa eleitoral para tentar assustar a população contra o ex-presidente. Agora, parece que eles removeram o muro que havia entre eles. Se é que havia — ironizou Marina Silva.

Marina também voltou a reclamar do que qualificou de verdadeira “operação de guerra” para inviabilizar a criação de novos partidos.

— O grande medo das pessoas é de ideias novas, pessoas novas. Tem pessoas que devem estar assustadas com suas próprias sombras. O PT quando surgiu como ideia nova e inovadora, foi feito de tudo para inviabilizá-lo. O presidente Lula sabe quanto foi difícil. Nunca imaginei que o governo e o PT fossem se juntar com o que há de mais atrasado no Congresso para fazer conosco o mesmo que fizeram com eles — declarou.

Marina reafirmou que se a liminar do ministro Gilmar Mendes que barrou a tramitação do projeto na Câmara dos Deputados for derrubada no plenário do Supremo Tribunal Federal, pretende entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF se o Senado aprovar a matéria que passou pela Câmara. Ela entende existir no momento três “ameaças” à democracia em tramitação no Congresso. Um é o que tira as competência do Ministério Público para fazer investigação, o outro que dá ao Congresso a prerrogativa de validar ou não as decisões do Supremo e o terceiro o que fere o pluripartidarismo e o princípio da isonomia.

A ex-senadora tem certeza de obter o número de assinaturas necessárias para a formação do Rede até setembro, prazo limite para quem vai participar das eleições de 2014. Lembrou que em três meses já conseguiu 300 mil assinaturas. O número buscado é de 550 mil até o prazo. Na Bahia, a comissão provisória obteve 10 mil.

— Com a nossa organização nos estados, dobramos o que obtivemos em 45 dias em apenas vinte dias, nacionalmente. Estamos trabalhando para conseguir entre 650 mil a 700 mil assinaturas —afirmou.

Nove estados, entre os quais a Bahia já alcançaram a quota mínima regional e já podem constituir suas comissões provisórias. Além de Salvador, Marina vai passar em Feira de Santana, maior colégio eleitoral do interior baiano, nesta sexta-feira.

Fonte: A Tarde (BA)

Nenhum comentário: