terça-feira, 20 de maio de 2014

Panorama político – Ilimar Franco

- O Globo

Alinhados com a reeleição
O Grito da Terra, promovido há 20 anos pela Contag, tirou Brasília do mapa. A entidade já colocou oito mil trabalhadores rurais na Esplanada dos Ministérios. Mas, no ano em que a presidente Dilma concorre à reeleição, a Contag resolveu ficar em casa. Ela fará atos dispersos nos 26 estados e no DF, e apenas uma comissão irá ao gabinete da presidente. Não se faz mais mobilização como antigamente.

O drama do Ceará
A cúpula do PMDB no Senado reuniu-se ontem, em São Paulo, com o ex-presidente Lula. Na pauta, a eleição para o governo do Ceará. Renan, Braga, Eunício, Romero e Raupp foram insistir para que Lula convença o governador Cid Gomes (PROS) e seu irmão, Ciro, a apoiarem a candidatura ao governo do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira. “Se isso ocorrer, é uma vitória garantida, e por ampla margem de votos”, relatou um dirigente do partido. O estado tem cerca de 6,5 milhões de eleitores, e a expectativa é de obter 60% dos votos. A presidente Dilma também tem se esforçado. Esses movimentos são feitos com muita cautela para evitar uma reação mercurial dos Gomes.

Diálogo delicado
A expectativa dos senadores do PMDB é que o ex-presidente Lula chame para uma conversa o deputado José Guimarães (PT-CE), candidato ao Senado, e que defende apoiar o nome lançado pela família Gomes ao governo do Ceará.
*****
“Num dia, vou ao aeroporto esperar Aécio Neves, levá-lo para fazer campanha. No outro, vou ao aeroporto buscar Eduardo Campos e fazer tudo igual novamente”
Pedro Taques, senador (PDT)
Candidato ao governo do MT, sobre o palanque duplo
*****
Dois palanques
O ex-presidente Lula virá mesmo ao Rio pedir votos para o candidato do PT ao governo, Lindbergh Farias. Ontem, em São Paulo, isso foi dito aos senadores do PMDB. Mas estes garantem que Lula também virá ao estado pedir votos para o ex-governador Sérgio Cabral, que é candidato ao Senado. Os senadores acharam que a conversa foi muito boa.

Cartão vermelho
O ex-presidente Lula enquadrou o PT do Amapá. Os petistas querem lançar a vice-governadora, Dora Nascimento, para o Senado. Lula avisou que vai apoiar e fazer campanha para a reeleição do ex-presidente do Senado José Sarney (PMDB).

Politicamente adequado
As bancadas feminina e religiosa só esperam a votação pendente do Plano Nacional de Educação para se enfrentarem. O lobby feminista fez emenda para restabelecer no texto que a escola deve combater as discriminações e promover ações de combate às desigualdades regionais, raciais, de gênero e orientação sexual.

Acordão na Polícia Federal
Com a decisão do STJ de proibir a greve, na Copa, dos policiais federais, os agentes tiveram que ceder. Eles devem aceitar a proposta do governo. Para isso, pedem para arquivar os processos disciplinares que estão na Corregedoria da PF.

Se a moda pega
O TSE vai atuar como nunca na eleição. O PSDB entrou com ação contra o candidato ao governo Lobão Filho (PMDB-MA). Acusa-o de mentir para fazer terrorismo eleitoral. Lobinho disse que Aécio Neves vai acabar com o Bolsa Família.

PONTO FINAL. O ex-governador José Serra (PSDB) registrou no Twitter: “Serei candidato a um cargo no Legislativo federal (Câmara ou Senado). E só!”.

Nenhum comentário: