sábado, 30 de agosto de 2014

Painel :: Bernardo Mello Franco

- Folha de S. Paulo

O veto de Marina
Fortalecida pelas pesquisas que agora a apontam como favorita na corrida presidencial, Marina Silva desautorizou o tesoureiro do PSB, Márcio França, que declarou não se importar com a origem das doações da campanha. Ela reuniu seus arrecadadores e reafirmou o veto a contribuições de empresas de álcool, tabaco, armas e agrotóxicos. Embora o deputado continue à frente do comitê financeiro, o homem de confiança de Marina é o executivo Alvaro de Souza, ex-presidente do Citibank.

Sola de sapato Marina tenta ampliar sua presença no meio sindical. Criou um comitê específico para o setor e pedirá votos na porta de uma fábrica em setembro. Ela já contabiliza aliados nas centrais UGT, CTB e CGTB.

Replay Hoje o programa de TV da candidata será dedicado ao ato que lançou ontem seu programa de governo. Com apenas 2 minutos, a equipe da ex-senadora quer investir em formato mais parecido com o jornalístico.

Rede o quê? O nome do novo partido idealizado por Marina ainda não está na cabeça dos aliados. O presidente do PPS, Roberto Freire, chamou a Rede Sustentabilidade de Rede Solidariedade. Ele se corrigiu em seguida.

Barrado no baile Citado pela presidenciável como símbolo da "nova política", o veterano Pedro Simon (PMDB-RS) foi barrado do palco do evento. "Senador é na plateia", disseram a ele.

Política do coque O marketing de Marina exagerou na despolitização nas redes sociais. A campanha pediu, no Facebook, que os eleitores publiquem fotos com o cabelo preso em coque para demonstrar apoio à candidata.

E o resto? "O penteado usado por Marina é o look preferido de muita gente", diz a publicação do comitê. Alguns eleitores reclamaram. "Cadê as propostas?", questionou a goiana Sara Andrade. A reclamação foi apoiada por outros 200 internautas.

Olha eu aqui Até Celso Russomanno (PRB) tenta tirar casquinha do programa do PSB, que promete a criação de um código de defesa do cidadão. "O serviço público está enquadrado no código do consumidor. É minha luta há anos", diz ele.

Minha gente O site "Seja Dita Verdade", que apoia Dilma, divulgou ontem um vídeo que compara falas de Marina em 2014 a um discurso de Fernando Collor em 1989. Os dois aparecem prometendo "o novo" na política.

Congelamento A página diz ainda que "o homem que disse a Collor para confiscar a poupança dos brasileiros está com Marina Silva". O alvo é o economista André Lara Resende, que também integrou a equipe do Plano Real.

Só que... Desde a campanha de 2010, Collor apoia Dilma com entusiasmo. O ex-presidente se tornou aliado de Lula, seu ex-adversário nas urnas e principal líder político da campanha a favor do impeachment.

Vote em mim Empolgado com a aliada Marina, o deputado Miro Teixeira (Pros-RJ) promete sair em campanha para presidente da Câmara no dia seguinte à eleição. Se conquistar o 11º mandato, ele se tornará o parlamentar mais mais antigo da Casa.

Corrida ao Senado O petista Eduardo Suplicy desafiou Gilberto Kassab (PSD) a disputar uma corrida de 6 km na favela paulistana de Heliópolis. Segundo ele, o adversário topou a ideia.

Visita à Folha O presidente da Fundação Bienal de São Paulo, Luis Terepins, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Justo Werlang, vice-presidente, e Marcy Junqueira, assessora.
--------------------
Tiroteio
"Marina se perde ao dizer que vai governar com os melhores de PT e PSDB. Ela tem de dizer qual é o seu time, se é que ela tem um."
DE LUIZ MARINHO (PT), coordenador da campanha de Dilma Rousseff em São Paulo, sobre discurso de Marina Silva de que governará com todos os partidos.
-----------------
Contraponto
O dever de casa dos sonháticos
Diante dos primeiros impasses na discussão sobre o programa de governo, Eduardo Campos e Marina Silva decidiram dividir a tarefa ao meio: o PSB e a Rede ficariam responsáveis por um número igual de tópicos.
--Aí o Eduardo disse: "Nós estamos parecendo aluno que não faz o dever de casa direito e divide os capítulos!" --lembrou ontem a candidata, no lançamento do plano.
Marina, que é professora, respondeu a Campos que isso não significava que cada um faria só a sua parte.
--E o Mauricio (Rands) e a Neca (Setubal) ficavam nos ingresiando para entregar o programa logo... --contou.

Nenhum comentário: