sábado, 30 de agosto de 2014

Panorama político:: Ilimar Franco

O PT muda o rumo
O comando da campanha de Dilma está convocando, para segunda-feira, reunião com seus coordenadores estaduais de comunicação. O PT vai mudar seu alvo de ataque para Marina. O objetivo é instruir sobre a melhor forma de tentar desconstruí-la. Bater, mas sem vitimizá-la. A nova linha se aplicará aos programas de TV e ao uso das redes sociais. O PT se despede da estratégia de polarização com o PSDB.

A nova realidade petista
As pesquisas da campanha petista confirmam que Marina Silva (PSB) lidera em um eventual segundo turno. A vantagem seria de três pontos. No Datafolha, é 10. O comando dilmista avalia que a arrancada de Marina arrefeceu. E que apesar do novo cenário, Dilma estaria crescendo devagar. O palco não é o ideal, mas o comando diz: “Temos gás, tempo e frieza suficientes para aguardar”. Embora o embate contra Aécio Neves fosse visto como parada dura, os dilmistas estão tensos com a chegada de Marina. No Datafolha, elas estão empatadas (34%). Eles diziam que Aécio tinha estancado a queda, mas que não se recuperaria. E ironizavam: “O que é uma pena”.
--------------------------
"Temos que ter os pés no chão. Tem muita coisa pela frente. Não vamos baixar a guarda. Temos que ampliar o contato com a população”
Beto Albuquerque
Vice na chapa de Marina Silva e deputado federal (PSB-RS)
-----------------------
Pente-fino
As campanhas da presidente Dilma e de Aécio Neves estão fazendo uma devassa na vida do marido de Marina Silva, Fábio Vaz de Lima. Ele pediu demissão, dia 19, de cargo na Secretaria de Desenvolvimento da Floresta do governo do Acre.

Eu avisei
Agora que Paulo Skaf virou dor de cabeça, o PMDB se arrepende de não ter dado ouvidos a Gabriel Chalita. Antes de escolherem Skaf como candidato, Chalita avisou que ele não seguiria ordens do partido por ser “autônomo”. Ninguém ouviu, porque Chalita não se bica com Skaf. Em 2010, não disputou o governo no PSB porque o desafeto levou a vaga.

Só no sapatinho
As pesquisas qualitativas feitas pelos tucanos sinalizam que é preciso ter cuidado ao criticar Marina Silva. Ataques agressivos recebem cartão vermelho nos grupos de avaliação. O caminho é explorar contradições e questionar seu preparo.

Hora extra
Ministros estão fazendo hora extra para defender a presidente Dilma. Ricardo Berzoini (Relações Institucionais), Miguel Rosetto (Desenvolvimento Agrário), Ideli Salvatti (Direitos Humanos) e José Eduardo Cardozo (Justiça) estão viajando depois do expediente para se reunir com prefeitos e convencê-los a defender Dilma em suas cidades.

Quem não tem Marina vai de Beto
Em Sertãozinho, após receber Nelson Trad (PMDB-MS), Marina Silva reafirmou que não subirá nos palanques que ela disse que não subiria quando era vice. Ontem, o vice Beto Albuquerque, gravou para a TV de Alckmin.

Cooperação
O Chile, que sediará no próximo ano a Copa América e o Mundial Sub-17, pediu ajuda ao Ministério da Defesa brasileiro para organizar a segurança dos eventos. Quer aprender com a experiência da Copa do Mundo de 2014.
--------------------------------
Na prestação de contas do senador Eduardo Suplicy há uma contribuição do candidato ao governo Alexandre Padilha (PT-SP). O valor? R$ 8.

Nenhum comentário: