sábado, 13 de setembro de 2014

Temer diz que PMDB será oposição em um primeiro momento, caso Marina seja eleita

• Para candidato a vice de Dilma Rousseff, Marina tem critérios ‘subjetivos’

- O Globo

SÃO PAULO - O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), candidato à reeleição de Dilma Rousseff, afirmou que, em eventual vitória de Marina Silva (PSB), “a primeira ideia” é que o PMDB seja oposição.

— O que vai acontecer com o PDMB se eles (PSB) ganharem, a primeira ideia é que fique na oposição, porque (o PMDB) vai ter perdido a eleição — afirmou Temer durante sabatina, nesta sexta-feira, do jornal “O Estado de S.Paulo”.

O vice afirmou que o objetivo do partido é continuar no governo, e que isso não deve acontecer caso Marina vença as eleições.

— O que vai acontecer no futuro, eu não vou trabalhar com hipóteses, mas se essa hipótese se verificar (derrota), é claro que o PMDB será procurado (pelo novo governo). A não ser que seja a candidata Marina.

Temer também fez críticas ao PSB e a proposta de Marina de governar com pessoas e não com partidos.

— A candidata Marina parece que não vai utilizar partidos, vai utilizar pessoas. Ou seja, na subjetividade natural dela, ela vai escolher quem são os melhores, por critérios absolutamente subjetivos, e vai escolher pessoas e não partidos. Aí, talvez, nenhum partido participe do governo.

Temer também disse que o PMDB tem sido “fiador da governabilidade” no país e que é difícil governar sem o apoio de sua sigla.

— O PMDB tem sido fiador da governabilidade. Não houve fato enaltecedor da política brasileira que não tivesse a participação do PMDB. O PMDB é um fortíssimo partido congressual e as coisas se fazem com apoio do Congresso. Eu não sei dizer se o PMDB faria base para Marina, eu não sei dizer se ela chamaria partidos ou pessoas, num descrédito absoluto das instituições. O partido é o canal de comunicação entre o povo e poder público.

O vice-presidente também disse que é "impossível" para o PMDB não ter candidato próprio ao Palácio do Planalto em 2018.

Nenhum comentário: