terça-feira, 28 de abril de 2015

Opinião do dia – César Benjamin

Especialista em fazer o marketing do otimismo sem projeto, Lula foi uma espécie de Eike Batista da política. Também encantou multidões e, com isso, arrastou grande parte da esquerda. Entre os atores políticos, ela será a maior perdedora.

Ao longo da história, a esquerda resistiu a diversas tentativas de aniquilação, vindas de fora para dentro. Ao aderir ao lulismo – que abria aos seus quadros generosas oportunidades de ascensão social e poder – ela se deixou sucumbir por um processo inédito, lento e profundamente corrosivo: a dissolução de dentro para fora, pela perda de seus valores fundamentais.

Embora abrigado em legendas de esquerda, o lulismo sempre foi, na essência, um movimento conservador, que reduziu a idéia de justiça social apenas à dimensão do consumo individual e à conquista de votos a ela associada. O fortalecimento da coisa pública e das instituições republicanas, o desenvolvimento moral, intelectual e cultural das pessoas e o aperfeiçoamento do ambiente social em que se dá a convivência humana - que são essenciais em qualquer projeto progressista – sempre estiveram fora de seu horizonte ideológico.

------------------------
César Benjamin é um cientista político, jornalista, editor e político brasileiro. Durante a Ditadura Militar Brasileira, participou da luta armada contra o regime, foi perseguido e exilado. Co-fundador do Partido dos Trabalhadores, foi também filiado ao PSOL, tendo se desligado dos dois partidos. Trecho do artigo ‘É pau, é pedra, é o fim de um caminho’. Revista piauí, nº 103, Abril, p. 16.

Um comentário:

Fernando Carvalho disse...

Gilvan. Mais uma vez te peço. Deixa essa seção de "coments" aberta. Para que o combate das ideias possam acontecer. Já ouvi dizer que Golbery teria dito a respeito de Lula. Esse homem DESTRUIRÁ A ESQUERDA NO BRASIL. Me pergunto se alguém sabe me dizer se isso é verdade ou é boato?