terça-feira, 28 de abril de 2015

Merval Pereira - Com medo do panelaço

- O Globo

Se a presidente Dilma tinha dúvidas sobre o discurso de 1º de maio, ontem elas devem ter se dissipado ao saber que o vice-presidente Michel Temer foi impedido, pelo temor das vaias, de discursar na abertura do Agrishow 2015, em Ribeirão Preto, a mais importante do setor agropecuário, onde a própria Dilma e o ex-presidente Lula já estiveram anteriormente sem o menor problema. Daí à decisão de não usar pela primeira vez a cadeia nacional de rádio e televisão, com receio de um panelaço, foi um pulo.

Ontem, os manifestantes traziam cartazes contra Dilma, Lula, o PT e até o ex-tesoureiro João Vaccari. A presidente Dilma encontra-se no governo, mas não tem mais poder, exagerou a revista britânica "The Economist" ao registrar a terceirização da economia para o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, um liberal da escola de Chicago, e a política para o vice Michel Temer, que personifica o poder do PMDB na coalizão governamental que se desmancha a cada dia. A aparência de normalidade que já começava a entusiasmar alguns militantes petistas, especialmente aqueles que têm blogs a serviço do governo, desvaneceu-se no ar com a certeza de que seria politicamente inviável um pronunciamento da presidente Dilma no Dia do Trabalho, que os governos petistas aproveitam há 12 anos para fazer proselitismo político, por uma cadeia nacional de rádio e televisão convocada regularmente para isso.

O receio de receber um panelaço como resposta popular desaconselhou a tentativa, assim como faz com que tanto Dilma quanto Lula só apareçam em público em situações controláveis por seus esquemas políticos. Em Ribeirão Preto, a presidente Dilma já sabia que não seria possível essa blindagem, e mandou Temer , uma figura neutra politicamente , como seu representante . Mas nem o vice-presidente nem a ministra da Agricultura, Kátia Abreu — uma legítima representante do setor —, escaparam das vaias, dirigidas especificamente ao PT e a Lula e Dilma. Até o governador de São Paulo, o tucano Geraldo Alckmin, que não tinha nada a ver com a história, achou prudente não ler o discurso que preparara.

Ontem, fora da agenda, Dilma encontrou-se com Lula em São Paulo, provavelmente no intervalo dos exercícios físicos do ex-presidente, que se prepara para disputar a eleição de 2018 como os grandes líderes populistas e autoritários costumam fazer para demonstrar sua capacidade física. Putin cansa de aparecer sem camisa, cortando lenha ou mergulhando em águas geladas. Mao nadou há 49 anos no Rio Yang Tsé, o mais longo da Ásia, para demonstrar que continuava sendo capaz de governar a China. Collor corria, dirigia lanchas velozes e praticava esportes. Pois consta que Lula e também o marqueteiro João Santana eram contra a aparição de Dilma na televisão a 1º de maio. Talvez o ministro do Trabalho, do PDT, faça o papel de Dilma no horário oficial, oferecendo-se para receber o panelaço em seu lugar.

Seria uma punição interessante para o partido, cujo presidente, Carlos Lupi, deu entrevista no fim de semana dizendo que o PT "exagerou" no roubo e que o PDT se preparava para deixar a coligação governista, porque o tempo do PT já passou. Depois de ter conversado com o ministro Manoel Dias, mudou de ideia e anunciou que o partido continuaria na coligação, isto é, à frente do Ministério do Trabalho. Pelo menos para levar um panelaço em nome da presidente. Em meio a essa situação embaraçosa, semelhante em tudo ao último ano do ex-presidente José Sarney, em que não pôde sair do Palácio sem arriscar-se em praça pública, a presidente Dilma ainda tem poder para definir uma série de coisas, inclusive as privatizações, isto é, concessões do setor de infraestrutura, mas não tem condições políticas de abrir a boca em público sem levar uma vaia ou um panelaço. Vamos ver o que acontecer á com a aparição na internet. O perigo é algum hacker antipetista armar uma armadilha para a presidente.

Nenhum comentário: