sábado, 18 de abril de 2015

Oposição reage ao anúncio de financiamentos à Petrobras

• Na Câmara e no Senado, parlamentares criticam concessão de empréstimos por BB, Caixa e Bradesco

- O Globo

BRASÍLIA - A oposição reagiu nesta sexta-feira ao anúncio de que a Petrobras obteve financiamentos com Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco no valor de R$ 9,5 bilhões, uma semana antes da divulgação do balanço da estatal com os resultados contábeis do ano passado. Para esses parlamentares, trata-se de manobra para aparentar uma situação menos desfavorável do que a real.

O líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), defende que o financiamento serve como “maquiagem” sobre os números da empresa.

– Curioso é que isso acontece na véspera da comunicação do balanço. É estranhíssimo. Esse empréstimo me cheira a maquiagem de última hora para apresentar uma cara melhor. Foi feito um esforço especial de governo para aparentar uma situação que a Petrobras não tem condições normais de apresentar – disse Agripino.

E acrescentou:
– A Petrobras sempre conseguiu financiamentos externos com taxas de juros convenientes. Se foi atrás da Caixa Econômica e do Banco do Brasil é porque seguramente o “risco Petrobras” levou à perspectiva de empréstimos a taxas de juros inconvenientes.

Para o líder da minoria na Câmara, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), o empréstimo seria consequência da falta de credibilidade sobre a estatal, resultado dos escândalos de corrupção.

– Isso mostra que o cerco está fechando. A Petrobras começa a perder, pela falta de credibilidade, as alternativas costumeiras de financiamento. E confirma o que o mercado e todos nós sabemos, que a saúde financeira da empresa não é das melhores. Mais uma vez, a Petrobras tem a necessidade de utilizar os maiores bancos públicos para esse aporte. Se, ao longo dos últimos anos, não houvesse o tamanho dos desvios de recursos dentro da empresa, seguramente ela não estaria precisando buscar um aporte como esse – afirmou o tucano.

Credibilidade
O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), acredita que o governo esteja atuando junto aos bancos nacionais para viabilizar o financiamento e, assim, “mascarar” o balanço que será divulgado na próxima semana. O deputado destacou que, por causa da corrupção, a Petrobras perdeu a credibilidade junto às instituições internacionais.

– Esse empréstimo a bancos nacionais é sinal de que a Petrobras perdeu completamente a credibilidade com as instituições internacionais. É o governo agindo para tentar salvar a Petrobras, mascarando os momentos de muita dificuldade por causa da publicação próxima do balanço – afirmou.

– É um desmando, resultado de tudo o que aconteceu de errado: de corrupção, obras superfaturadas, propinas, o aparelhamento político montado pelo PT, que entrou para dilapidar o patrimônio da Petrobras para fazer caixa de campanha e manipular as eleições. É mais uma frente de trabalho que a CPI e a própria Justiça têm pela frente – pontuou Rubens Bueno.

Nenhum comentário: