terça-feira, 30 de junho de 2015

Lula defende Dilma e explica “volume morto” em reunião com bancada

Andrea Jubé e Raphael Di Cunto - Valor Econômico

BRASÍLIA - Em reunião fechada com senadores e deputados do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a presidente Dilma Rousseff na noite desta segunda-feira, destacou programas do governo federal e explicou aos petistas em que contexto afirmou que "o PT está no volume morto".

"Ninguém duvida do caráter e do compromisso dela [Dilma] com as pessoas", afirmou Lula.

Segundo o ex-presidente, a fala sobre o volume morto, que ocorreu em reunião com religiosos, já tinha sido feita diretamente para Dilma e não se referia apenas ao governo, mas inclusive a ele próprio. O ex-presidente reconheceu o momento difícil e instruiu os petistas a viajarem, participarem de eventos e defenderem marcas do governo, como o Plano Safra, o Minha Casa Minha Vida e o novo Plano de Exportações.

Parlamentares ouvidos pelo Valor relataram que o discurso foi uma tentativa de levantar o astral da bancada diante das críticas sobre o ajuste. "Foi algo para levantar a moral e propor que viremos a página do ajuste", comentou um dos presentes.

O senador Jorge Viana (AC) disse que o ex-presidente pregou união do partido. "Não tem governo sem PT, não tem PT sem governo, temos que estar unidos", afirmou.

Lula exortou ainda deputados e senadores a revidarem os ataques da oposição e defenderem o partido e o governo Dilma. "Vamos enfrentar a oposição com o mesmo radicalismo que eles nos enfrentam", disse o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (CE). Ele também afirmou que as críticas de Lula de que o PT "está velho" e "só pensa em cargos" são página virada.

Nenhum comentário: