domingo, 22 de julho de 2018

Alckmin diz não ser candidato do mercado e que enfrentará corporações

Por Valor | Valor Econômico

SÃO PAULO - O pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, foi o convidado desta sexta-feira (20) do programa “Mariana Godoy Entrevista”, da Rede TV. Entre outras questões, ele foi perguntado se seria o “candidato do mercado”.

“Não, sou o da mudança”, respondeu. “Se não fizermos mudanças rápidas, vamos entrar em decadência”, afirmou, citando o alto endividamento do país e a falta de investimentos — tema que voltou a pontuar em diversos momentos da entrevista. “Com uma dívida tão alta, não tem investimento. Não se cresce só com consumo. E o momento é bom, sobra dinheiro no mundo.”

Ele afirmou ainda ser o candidato que vai “mudar esse status quo” e enfrentar as corporações. Na opinião de Alckmin, o Brasil foi “cooptado” pelas corporações, públicas e privadas. “Minha meta é emprego e renda. Para isso é preciso investimento.”

Alckmin disse ainda que pretende reduzir impostos e simplificar a questão tributária, concentrando cinco cobranças no chamado IVA, imposto de valor agregado.

De acordo com ele, é possível fazer as reformas política, tributária, previdenciária e de Estado, aproveitando-se do apoio popular do candidato que vencer nas urnas, mas para isso o esforço terá que se concentrar o início do governo. “Se não fizer nos primeiros seis meses, não faz mais.”

Ele comentou também que pretende priorizar a educação básica, de zero a cinco anos de idade, depois focar na qualidade do ensino na faixa de 6 a 14 anos e, posteriormente, na formação técnica.

Com relação à saúde, afirmou que pretende melhorar a gestão e oferecer mais serviços. Para ilustrar o problema atual, comentou que existem no Brasil 23 mil leitos fechados por falta de custeio. Alckmin disse também que pretende corrigir a tabela de pagamentos do SUS. “Vamos cobrar R$ 2 bilhões das seguradas de saúde para investir no SUS”, afirmou. A pendência estaria relacionada, por exemplo, a despesas ligadas a tratamentos de câncer.

Sobre segurança, Alckmin disse que violência está disseminada no país e tem forte ligação com o tráfico de drogas — questão, segundo ele, agravada pela falta de vigilância adequada nas fronteiras. Para combater isso, pretende criar uma Guarda Nacional, formada por aqueles que estão saindo das forças armadas. Outra ação seria criar uma força de inteligência.

Em determinado momento da entrevista, Mariana Godoy leu a mensagem de uma internauta que cobrava uma postura mais energética do pré-candidato. “Não está na hora de colocar pimenta nesse chuchu?”, questionou. Alckmin sorriu e, após uma rápida pausa, respondeu: “Nunca fui showman”.

Nenhum comentário: