quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Bibi Ferreira a maior de todas

Em mais de 80 anos de carreira, atriz estrelou espetáculos inesquecíveis, como ‘My fair lady’, ‘Gota d’água’, ‘Piaf ’ e ‘Amália’

Artur Xexéo | O Globo

Atriz, cantora, autora, diretora e apresentadora de TV “estreou” ainda bebê e nunca mais deixou os palcos. Ela emocionava no drama, como provou em “Gota d’água”, escrita pelo grande amor de sua vida, Paulo Pontes. Era craque na comédia, como ficou demonstrado em “Às favas com os escrúpulos”, de Juca de Oliveira, na qual foi dirigida por Jô Soares. E cantava, como mostrou nos musicais “My fair lady” e “Piaf ”. E dançava, como o público descobriu na revista “Escândalos ‘50”, que pegou fogo (literalmente!) no Teatro Carlos Gomes. E tocava violão, como o mundo viu no filme britânico “End of the river”. É pouco? Pois tocava violino e piano também. E compunha. E fazia versões. E traduzia. E dirigia. E fazia isso tudo muito bem. O teatro brasileiro é pródigo em grandes atrizes. Mas Bibi Ferreira foi a maior de todas.

Ela é um dos elementos da matriz de um estilo brasileiro de representar. Quando começou, nos anos 40 do século passado, nosso teatro ainda não tinha se livrado totalmente da influência portuguesa. Ainda havia até sotaque nos palcos. Bibi ajudou a criar os pontos de ruptura. E, durante quase 80 anos — com uma interrupção de cinco anos, em meados dos anos 50, quando foi fazer graça para plateias portuguesas —, ocupou o palco com seu multitalento aliado a um inabalável respeito ao público, o que a transformou em mito.

UM FENÔMENO NA TV
A trajetória de Bibi confunde-se com a história do teatro no Brasil. Foi dona de companhia, quando o ofício era exercido desse jeito. Foi estrela de revistas, quando o gênero era o preferido do público. Foi a primeira grande estrela de musicais, quando o estilo estava chegando ao país. Fez teatro engajado, quando a classe artística era uma das mais significativas resistências ao regime militar. Esteve em atividade até os 95 anos de idade. Ela costumava dizer: “Não me lembro de nenhum momento da minha vida no qual eu não estivesse num camarim”.

Mas os camarins de Bibi não se limitaram aos das salas teatrais. Bibi foi também uma grande estrela da televisão. Antes de Hebe, antes de Chacrinha, antes de Flavio Cavalcanti, ela já era um fenômeno de comunicação. No “Brasil 60”, programa de variedades que a TV Excelsior, de São Paulo, transmitia aos domingos, com direção de Manoel Carlos, ela era a apresentadora que também cantava, contava piadas, entrevistava... fazia tanto sucesso que continuou em cena no “Brasil 61”, “Brasil 62”, “Brasil 63”... Bibi iniciou a tradição de toda emissor ade TV ter um programado mini calde variedades. Na TV Tupi, foi a apresentadora da primeira cerimônia de entrega do Oscar transmitida para o Brasil.

Vi quase tudo isso (nos anos 40, eu ainda não estava em atividade). Lá em casa, gostar de Bibi era uma qualidade hereditária. Minha mãe era apaixonada por ela. A primeira vez que fui ao teatro, foi para ver uma peça de Bibi Ferreira (“My fair lady”). Na televisão, acompanhei tudo. Era ordem de minha mãe. Depois de adulto, fiquei fã por conta própria. Tive a sorte de entrevistá-la algumas vezes e de ter contato com sua personalidade forte e divertida. Foi quando descobria cinéfila militante( assistia a um filme por dia), a piadista incorrigível (possuía uma ironia fina) e a mulher de verve surpreendente. Uma vez lhe perguntei se tinha alguma preocupação com alimentação saudável. Ela já havia passado dos 80. Ela me disse que sim. “No meu prato, não entra nada que seja verde”.

Depois de velho, tive a honra de escrever um musical sobre Bibi. Na sessão a que ela assistiu, estava morrendo de medo de ela não gostar. Ela chegou, sentou-se ao lado da amiga Jalusa Barcelos, que está escrevendo sua biografia, reclamou do ar condicionado eme chamou. Fui tremendo. Será que ela ia reclamar antes mesmo de o espetáculo começar? Bibi olhou pra mim com um ar severo e ordenou: “Me traz umas balinhas”. Saí correndo para comprar um saquinho de jujubas. Foi uma noite emocionante. Quando Amanda Costa começou a cantar “La vie em rose”, que Bibi imortalizou no espetáculo “Piaf”, a própria Bibi começou a cantar junto. O teatro se deu conta de que ela estava ali e a aplaudiu de pé. Foi sua última aparição pública. Seu último show. E, como sempre aconteceu nos últimos 80 anos, foi uma apresentação impecável.

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

Me lembro de uma frase que ela disse sobre o ato de envelhecer:''Não acredito em cremes,só em rugas''.