sexta-feira, 29 de março de 2019

Bruno Boghossian: Bolsonaro não vai mudar

- Folha de S. Paulo

Aparente armistício tem ressalva: presidente continua com o dedo no gatilho

O aparente armistício entre o Planalto e o Congresso foi assinado com uma ressalva: Jair Bolsonaro não vai mudar. Aliados que negociaram a redução da temperatura no embate avisaram que o presidente continuará com o dedo no gatilho e que o tiroteio pode recomeçar a qualquer momento.

Integrantes da cozinha do palácio (incluindo a ala militar) e parlamentares que fazem a ponte com o Legislativo foram transparentes. Avisaram aos líderes partidários que há disposição em acalmar os ânimos, mas admitiram que será impossível conter a natureza do presidente.

Bolsonaro está convencido de que o discurso de oposição às práticas políticas foi o grande motor de sua campanha presidencial. Incensado pelo núcleo ideológico do governo, ele deu demonstrações de que não está disposto a abrir mão dessa carta.

Políticos que estiveram na casa de Rodrigo Maia nesta quinta (28) não alimentam ilusões. Até ficaram aliviados com o cessar-fogo, mas reconheceram que a paz só duraria até a próxima declaração agressiva do presidente contra o Congresso. Para um dirigente partidário, a chance de conciliação permanente “é zero”.

Esperando novos disparos, Maia vestiu um colete à prova de balas com camada dupla. Cercou-se de Sergio Moro e Paulo Guedes para acalmar seguidores fiéis do presidente e investidores cada vez mais temerosos.

A impressão disseminada pelos articuladores do Planalto é que Bolsonaro só admite governar sob seus termos. Em busca constante de apoio nas ruas, o presidente está disposto a conviver com o caos.

Nenhum comentário: