terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Centro-esquerda barra avanço da Liga na Itália

Heloísa Traiano Especial para O GLOBO

Derrota da extrema direita em eleição regional na Emília-Romanha, no Norte, após forte mobilização popular que quase dobrou comparecimento às urnas, tira de Salvini ímpeto para pressionar por mudança do governo central em Roma

Após várias horas de otimismo cauteloso, a esquerda italiana respirou aliviada no início desta segunda-feira quando foi confirmada a sua vitória nas eleições da região da Emília-Romanha, no Norte da Itália. Numa votação altamente simbólica para a política nacional, o candidato do Partido Democrático (PD), Stefano Bonaccini, garantiu o segundo mandato consecutivo como presidente regional com 51% dos votos.

O resultado é interpretado como um recado negativo para o conservadorismo em expansão no país, indicando que certas fronteiras permanecem intransponíveis —pelo menos neste tradicional berço da esquerda nacional, que se orgulha da sua história de resistência partigiana ao fascismo de Benito Mussolini.

SALVINI INVESTIU PESADO
A margem favorável foi de oito pontos percentuais contra Lucia Borgonzoni (43%), candidata da Liga, a legenda de extrema direita liderada pelo popular ex-vice-premier Matteo Salvini. Se, por um lado, o resultado pode ter sido uma surpresa agradável aos 45 minutos do segundo tempo para o PD —as últimas pesquisas apontavam cerca de 45% das intenções de voto para cada campanha —, por outro sinaliza um expressivo avanço do conservadorismo também aqui. Há apenas cinco anos, quando houve a última eleição, o então candidato da Liga obteve 29% dos votos, contra os 49% conquistados por Bonaccini.

Nos últimos meses, enquanto Bonaccini buscava a reeleição coma promessa de incrementar o bem-estar social— apoiado por uma coalizão de seis partidos autoproclamados ecologistas, europeístas e progressistas —, a senadora Bor gonzo ni dizia quepre tendia“libertara Emília-Romanha” da esquerda e ajudar“primeiro os italianos ”. O slogan nacionalista eanti-imigraçãoé um dos pilares da plataforma de Sal vini, que vinha almejando, caso vitorioso, obter o combustível para pressionar pela formação de um novo governo em Roma, do qual perdeu o posto de líder de facto em setembro passado.

O investimento da Liga numa pesada campanha eleitoral para conquistara Emí li a-R o manha, na esperança de revertera tradição de sete décadas de prevalência da esquerda na região — o domínio do antigo Partido Comunista começou no pós-Segunda Guerra Mundial e, desde a primeira legislatura do Parlamento regional, em 1970, todos os presidentes regionais eleitos eram de esquerda —, teve uma sensível resposta das urnas. Não sendo o voto obrigatório, o comparecimento foi de 67%, contra 36% no pleito anterior, em 2014.

— Precisávamos em primeiro lugar recuperar tantas pessoas que haviam ficado em casa há cinco anos. Houve uma participação robusta, que é importante para a qualidade da democracia — disse Bonaccini, segundo o Corriere di Bologna, ao celebrar a vitória na madrugada com o seu comitê de campanha em clima de euforia.

O mesmo jornal, em seu editorial, avaliou que o histrionismo de Salvini, a verdadeira face pública da campanha de Borgonzoni – incluindo os ásperos confrontos com os rivais —levou“a esquerda emiliano romanho laque havia abandonado um partido líquido e‘ despersonalizado ’[ em referência ao P D] aformar fileira contra o ‘invasor’ e ‘o bárbaro’”. Os termos pejorativos são os mesmos sistematicamente usados pelo líder direitista para se referir aos imigrantes e refugiados que chegam à Itália.

Por sua vez, o La Repubblica falou num “efeito Sardinhas” como possível fator de influência sobre o alto comparecimento às urnas, em referência ao movimento civil contra o conservadorismo autoproclamado “antirracista e antifascista” que nasceu em Bolonha, a capital regional, em novembro último. Desde então, dirigindo críticas sobretudo a Salvini e à Liga, os protestos se espalharam por diversas cidades da Itália, reunindo até dezenas de milhares de pessoas nas praças.

Tendo ou não influência sobre parte do milhão de pessoas que, em toda a região, saíram para votar em Bonaccini, o movimento decerto serviu para aquecer o clima político local até a semana passada. Enquanto os quatro jovens estudantes que deram o pontapé inicial nas manifestações vinham pedindo que todos saíssem para votar, Salvini e Borgonzoni não hesitaram em fazer frente ao movimento com severas críticas.

Já o secretário-geral do PD, Nicola Zingaretti, enviou um “obrigado enorme” às Sardinhas depois da vitória. Por sua vez, Borgonzoni reconheceu a derrota e chamou de “histórico” o avanço da Liga na região.

DIREITA VENCE NO SUL
No domingo, a Calábria, no Sul italiano, também realizou suas eleições regionais. Lá, a centro-direita obteve vitória acachapante, com 55% dos votos contra 30% para a centro-esquerda. A candidata Jole Santelli (do Força Itália, o partido do ex-premier Silvio Berlusconi) tinha o apoio de seis formações de direita, incluindo a Liga, que, sozinha, obteve cerca de 12% dos votos. O partido — nascido como formação secessionista em favor da separação entre o desenvolvido Norte e o empobrecido Sul – vem ganhando popularidade também lá, em parte em decorrência do seu forte discurso contra o desembarque de migrantes e refugiados na costa do Mediterrâneo.

Nenhum comentário: