segunda-feira, 13 de junho de 2022

Opinião do dia - Manuel Castells*: ‘a hipótese do caos’

“Em tempos de incertezas costuma-se citar Gramsci quando não se sabe o que dizer. Em particular, sua célebre assertiva de que a velha ordem já não existe e a nova ainda está para nascer. O que pressupõe a necessidade de uma nova ordem depois da crise.

Mas não se contempla a hipótese do caos. Aposta-se no surgimento dessa nova ordem de uma nova política que substitua a obsoleta democracia liberal que, manifestamente, está caindo aos pedaços em todo o mundo, porque deixa de existir no único lugar em que pode perdurar: a mente dos cidadãos.”

*Manuel Castells, sociólogo e referência em teoria da comunicação, é professor emérito da Universidade da Califórnia em Berkeley. Do trecho de livro 'Ruptura', Editora Zahar, 2018. Folha de S. Paulo, Ilustríssima, 9/6/2018.

2 comentários:

Fernando Carvalho disse...

Muito boa essa colocação de Manuel Castels por convidar ao pensamento. Chama a atenção para a importância da democracia. Essa assertiva atribuída à Gramsci não me parece muito gramsciana na medida em que a gente sabe que ele propunha a democracia como caminho para o socialismo. A célebre frase de autor desconhecido, que habita o imaginário da esquerda, de civilização ou barbárie, creio que na barbárie podemos incluir a hipótese do caos de Castels. E também que do conceito de civilização faz parte o de democracia. Certamente esse conceito de nova ordem parida pela velha ordem me parece que foi vigente durante a maior parte do século XX, quando a nova ordem do socialismo realmente existente dependia de uma iniciativa partidária.
Importante também na fala de Castels chamar a atenção para o desprezo a que está sujeita a democracia liberal, bandeira historicamente empunhada pela burguesia. Como disse Castels, o único lugar onde a democracia pode perdurar é a mente dos cidadãos. O capitalismo é um cadáver insepulto e por causa disso a democracia não interessa e a mal cheirosa burguesia aposta no irracionalismo, no caos e na barbárie, resumindo, em Trump e Bolsonaro.
É obsoleta a concepção da esquerda que desprezava a democracia formal burguesa em prol de outra democracia mais avançada. No mundo moderno está se criando as condições tecnológicas para uma volta a democracia direta como a que existiu na Grécia antiga. Cada cidadão vai poder praticar a democracia dedilhando seu celular.

ADEMAR AMANCIO disse...

Simples e complexo assim.