sábado, 28 de janeiro de 2023

Demétrio Magnoli –Fóssil

Folha de S. Paulo

O presidente Lula executou suas acrobacias habituais destinadas a legitimar as tiranias

"A esquerda brasileira permaneceu estagnada no tempo, ficou presa a um mundo que mudou", diagnosticou o ex-presidente uruguaio "Pepe" Mujica, antigo líder Tupamaro e ícone da esquerda latino-americana. A cúpula da Celac deu-lhe razão. Nela, um Lula fossilizado celebrou a democracia com uma face enquanto celebrava seus ditadores de estimação com a outra.

A palavra democracia pairou sobre o encontro. Os líderes repudiaram o ensaio golpista do 8 de janeiro em Brasília e a declaração final destacou o dever "para com a democracia e os direitos humanos". Mas um Lula sempre igual a ele mesmo desperdiçou a oportunidade de levantar a voz por eleições livres na Venezuela, uma abertura política em Cuba e o fim da selvagem repressão do regime de Ortega na Nicarágua.

Pior: o presidente executou suas acrobacias habituais destinadas a legitimar as tiranias. "Os cubanos não querem copiar o modelo do Brasil, eles querem fazer o modelo deles". Emilio Médici utilizou frases similares para atribuir à vontade dos brasileiros o "modelo" da ditadura militar. Que tal declarar que "os sauditas querem fazer o modelo deles"? Ou "os iranianos"?

Lula empregou as senhas rituais cunhadas por Díaz-Canel e Maduro. Falou em "bloqueio" a Cuba no lugar de "sanções", macaqueando o manjado álibi castrista. Falou numa inexistente "ameaça de ocupação" da Venezuela, imitando os discursos do falido regime chavista. Finalmente, quando produziu a frase que devia terminar com "democracia", perpetrou o truque preferido pelas ditaduras, invocando a "soberania".

Foi assim: "o que eu quero para o Brasil, quero para a Venezuela: respeito à minha soberania". No passado, soberania foi atributo dos monarcas; hoje, é atributo das nações. Inexiste verdadeira soberania nacional num país onde surrupiam do povo o direito de escolher seus governantes.

Durante seus mandatos anteriores, Lula contribuiu para a preservação das ditaduras de esquerda na América Latina, operando como escudo diplomático dos regimes de força. Criticar ditaduras que ofendem os direitos humanos não é "ingerência", mas dever —como, aliás, está escrito na Constituição brasileira.

O apartheid sul-africano começou a morrer quando, tardiamente, os EUA e as democracias europeias isolaram o regime de minoria branca. Um dos fatores históricos que deflagrou a abertura no Brasil foi a mudança de rota determinada pelo americano Jimmy Carter, que se engajou na condenação dos abusos promovidos pelo regime militar. Há pouco, a palavra nítida do governo de Joe Biden ajudou a secar a agitação bolsonarista nos quartéis. Melífluo, Lula mencionou um indefinido "problema da Venezuela" e insistiu em "diálogo" —mas recusou-se a apontar sua finalidade.

O tempo passou na janela e só Carolina não viu. A declaração da Celac enfatizou o "respeito às instituições". No 9 de janeiro, repudiando os ataques golpistas, Jaques Wagner, líder do governo no Senado, explicou que o STF é o intérprete insubstituível da Constituição. Lula, porém, exime a si mesmo da exigência de respeitar as instituições, algo que parece valer apenas para os adversários: no site oficial do governo, o impeachment de 2016, um processo presidido pelo STF, foi classificado como "golpe de Estado".

A mesma qualificação surgiu, na voz do próprio Lula, em Buenos Aires e Montevidéu. "Vocês sabem que, depois de um momento auspicioso, houve um golpe de Estado que derrubou a companheira Dilma Rousseff", disse o presidente, ao lado do argentino Alberto Fernández. Simetria específica: Bolsonaro acusa o STF de patrocinar um golpe ao anular as condenações de Lula; Lula acusa o STF de patrocinar um golpe ao avalizar o impeachment.

Democracia? Instituições? Perdido nos labirintos do passado, o líder da esquerda brasileira não enxerga nessas palavras mais que artifícios retóricos oportunos.

 

10 comentários:

Anônimo disse...

Lula adora a viúva negra da Argentina, Cristina encrencada com justiça.

Anônimo disse...

Papo ruim desse demétrio

Anônimo disse...

Depois ele se desculpa.

Anônimo disse...

Melífluo e tão danoso quanto seu antecessor

Anônimo disse...

A maior falácia de todas, defender a democracia para depois negar ao povo sua liberdade. Que direito tem um tirano de ditar o que a pessoa pode ou não pode fazer? Vai contra todos os princípios humanos. Na China o ditador proibiu mais de um filho que a pessoa podia ter, agora viu a burrada repercutindo na economia.’Na monarquia julgavam com poderes comparáveis ao de Deus. Liberdade é um bem inviolável na nossa existência, a escravidão uma agressão a qualquer princípio terreno. Com que direito?????

Anônimo disse...

Precisa ser muito idiota em aceitar o domínio sobre a sua pessoa,’liberdade ou opressão é você que decide.

Anônimo disse...

Prisão é fisicamente intolerável imagina estar espiritualmente também.

ADEMAR AMANCIO disse...

''Escravidão''?

Arnaldo Grunow disse...

Adorador do mercado? Divulgador das narrativas facistas? Texto recheado de análises semãnticas distorcidas e opiniões facistas e de vira-latas tupiniquim. Tenha orgulho da democracia, e da importância da liturgia de um cargo. è raso, destila odio, não vê o obvio. Teremos uma grande nação, a partir do esforço e grandeza de grandes homens e instituições. è hora de paz, de temperança, de acreditar e ver que há sim, uma grande movimentação e orquestra de bons e não tão assim, na busca de um Brasil de paz e harmonia, com respeito. Faltou isso na sua trajetoria até hoje, respeito ao contraditório. Sua opinião é conhecida Demétrio, bem conhecida!!!

Sérgio disse...

Demétrio, é verdade que Lula continua defendendo a ideia de que Dilma sofreu o impeachment como parte de um golpe de estado, que teria partido do vice Temer. Na época tomei posição a favor do impeachment. A gestão de Dilma no segundo governo, especialmente, foi um desastre. Mas é um fato também que Lula teve gestões melhores do que as de Dilma e ele atualmente é o maior líder democrático que temos, o único capaz de vencer Bolsonaro e toda a máquina governamental. Lula teve a grandeza e a ousadia de formar o ministério mais democrático e representativo da história do Brasil, a partir da frente ampla. Lá estão vários que se posicionaram a favor do impeachment de Dilma. Isso não conta? Ora, isso vale mais do que muitos discursos ambivalentes sobre regimes autoritários como o da Venezuela. De que adiantaria ele condenar o Maduro e assim afastar-se de qualquer negociação, desconsiderando os interesses mútuos que Brasil e Venezuela têm, na fronteira entre os dois países, em relação a questões de meio ambiente, terras indígenas e energia? Em relação a qualquer país é preciso saber aproximar-se e negociar. Fazer o contrário com bravatas é o que fez Bolsonaro em relação à China, prejudicando o Brasil. Por que o Brasil deveria bater nos governos autoritários da América Latina e silenciar diante da falta de democracia na China? Veja que a mídia valoriza em geral o pragmatismo em relação à China, mas reclama de Lula que critique Cuba etc. Falta coerência nessa oposição. É preciso distinguir os interesses da nação na área comercial, cultural, científica, etc. Lula é, na prática, para além dos discursos, um líder democrático, reconhecido em todo o mundo. Nenhum ressentimento antilulista pode apagar este fato. Nunca houve tantas mulheres, indígenas, negros e políticos de várias posições ideológicas no governo brasileiro. Isso diz muito mais do que discursos grandiloquentes, com a superficialidade que lhes é típica. É cedo para analisar as políticas públicas do governo Lula e é um terrível erro desconsiderar a oposição da extrema direita cultivada pelo bolsonarismo.