terça-feira, 9 de setembro de 2008

A cidade eleitoralmente dividida

Plínio Fraga
DEU NA FOLHA DE S. PAULO

RIO DE JANEIRO - A mais recente pesquisa Datafolha mostra que os cariocas mais escolarizados e mais ricos levariam para o segundo turno da disputa pela prefeitura da cidade Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira (PV). Já os mais pobres e menos escolarizados colocam Marcelo Crivella (PRB) à frente de Paes e praticamente ignoram o candidato do PV.

Entre os cariocas que ganham mais de R$ 4.150, Paes atinge 30% das intenções de voto, contra 20% de Gabeira e apenas 7% de Crivella. Entre os eleitores com nível universitário, o peemedebista tem 25%, o candidato do PV, 18%, e o postulante do PRB, 7%. Em julho, a elite carioca se dividia entre Gabeira e Jandira Feghalli (PC do B).

Crivella consegue virar o jogo nas camadas mais populares, nas quais a penetração reduzida e a fragilidade de Gabeira levam a candidatura do PV a minguar. Entre os que ganham até R$ 830, o senador do PRB consegue 28% das intenções de voto, contra 27% do peemedebista e 5% de Gabeira. Essa performance de Crivella se repete entre os que têm até o ensino fundamental, faixa em que atinge 31%, contra 22% de Paes e 4% de Gabeira.

Paes consegue 25%, Crivella, 21% e Gabeira, 8% no resultado final do Datafolha. Jandira tem 12%, índice distribuído de maneira uniforme por vários segmentos, o que lhe dá razoável consistência.

A reduzida taxa de rejeição de Paes (14%), comparada ao alto índice dos que resistem a votar em Crivella (33%), permite dizer que o candidato do PMDB tem mais campo para evoluir do que seu concorrente direto. Dos entrevistados, 67% afirmam ter visto o horário eleitoral ou as inserções dos candidatos na TV e 33% ouviram essas mensagens no rádio. Como Paes é dono do maior tempo e Crivella está entre os nanicos, o cenário para o candidato do PRB não é nada róseo.

Nenhum comentário: