terça-feira, 30 de junho de 2009

PPS repudia golpe, plebiscito e intervenção militar em Honduras

Valéria de Oliveira
DEU NO PORTAL DO PPS

O PPS divulgou nota oficial repudiando o golpe militar em Honduras e também a tentativa do presidente deposto, Manuel Zelaya, de tentar manter-se no poder. O partido defende o "imediato retorno" de Zelaya à Presidência, o cancelamento do plebiscito para alterar a Constituição, ao mesmo tempo em que rechaça intervenções armadas, conforme propôs o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Leia íntegra da nota abaixo:

"Em defesa do processo democrático em Honduras

O PPS – Partido Popular Socialista – manifesta sua enorme preocupação com a situação política criada em Honduras e decorrente, de um lado, da iniciativa do presidente Manuel Zelaya de tentar mudar a Constituição do país, a fim de manter-se no poder, fora das regras constitucionais e contra decisões do Congresso e da Suprema Corte, e, de outro, pela ação das Forças Armadas de Honduras que o destituíram.

O Brasil e demais países do continente devem trabalhar nos fóruns multilaterais por uma solução pacífica e negociada para o impasse entre as instituições hondurenhas, sem ceder à tentação de fazer uma intervenção armada externa como ameaça o presidente venezuelano, Hugo Chávez. O único caminho democrático para a solução dos impasses naquele país é o do estrito respeito à sua Constituição.

A consolidação do processo democrático no continente é etapa fundamental para enfrentar os graves problemas sociais e econômicos que historicamente assolam a região, não havendo mais espaço para as violações constitucionais e outros expedientes de triste memória, como os golpes militares, as quarteladas de qualquer tipo e as intervenções externas.

Roberto Freire
Presidente nacional do PPS

Mais opiniões sobre o tema: Leiam os editoriais dos principais jornais do Brasil.

Nenhum comentário: