DEU NA FOLHA DE S. PAULO
A marquetagem e os interesses quase provocaram um desastre e ameaçam a fama de competência da ministra
A Ministra Dilma Rousseff orgulha-se de ser a "Mãe do PAC" e do projeto de construção de um trem de alta velocidade ligando o Rio de Janeiro a São Paulo e Campinas. Se ela não tomar cuidado, o trem-bala será um exemplo de sua descoordenação administrativa.
Os transportecas insistem em dizer que o trem-bala rodará a tempo de servir às torcidas da Copa do Mundo de 2014. Mentira. Esse prazo explodiu, mas o comissariado do Planalto ainda não achou a porta de saída para a chefona.
Dilma e seus assessores sabem o tamanho do desastre que foi a primeira fase das negociações do trem. De 2004 a 2007, o projeto esteve nas mãos de burocratas incapazes e empresários simpáticos. Projetavam um trem que iria do Rio a São Paulo sem paradas (maluquice), não precisaria de investimentos públicos (mentira) e seria viabilizado por uma demanda de 32,6 milhões de passageiros/ano (fantasia). A obra custaria cerca de US$ 9 bilhões e estava mai$ ou meno$ combinado que ficaria com um con$órcio italiano.
Em 2007, descobriu-se que não havia projeto de trem-bala, mas de CPI. O assunto foi entregue à racionalidade do BNDES e a linha foi projetada até Campinas com seis paradas no trecho Rio-São Paulo. O preço foi para US$ 12 bilhões e hoje, numa conta pessimista, teme-se que chegue a US$ 20 bilhões. O governo deverá ficar com até 70% do investimento e suspeita-se que acabará garantindo a demanda. A tarifa, que começou com uma estimativa empulhadora de R$ 100, está em R$ 246. Um sábio chegou a dizer que uma tarifa barata quebraria as empresas aéreas, como se coubesse à choldra financiar o trem e pagar bilhetes caros para preservar o mercado dos aerocratas ineptos.
Há a suspeita de que, por conta da demanda e do baixo custo de construção, a linha rentável não é a Rio-São Paulo, mas a que irá de São José dos Campos a São Paulo e Campinas. É mais fácil começar uma guerra civil do que botar a Viúva federal para pagar uma obra dessas.
Se a doutora Dilma tirar do trem-bala as cascas da pressa marqueteira e das pressões dos fornecedores de créditos, equipamentos e obras físicas, poderá administrar uma bonita obra. Se usar o trem para fazer propaganda, candidata-se ao título de "Viúva do PAC".
A marquetagem e os interesses quase provocaram um desastre e ameaçam a fama de competência da ministra
A Ministra Dilma Rousseff orgulha-se de ser a "Mãe do PAC" e do projeto de construção de um trem de alta velocidade ligando o Rio de Janeiro a São Paulo e Campinas. Se ela não tomar cuidado, o trem-bala será um exemplo de sua descoordenação administrativa.
Os transportecas insistem em dizer que o trem-bala rodará a tempo de servir às torcidas da Copa do Mundo de 2014. Mentira. Esse prazo explodiu, mas o comissariado do Planalto ainda não achou a porta de saída para a chefona.
Dilma e seus assessores sabem o tamanho do desastre que foi a primeira fase das negociações do trem. De 2004 a 2007, o projeto esteve nas mãos de burocratas incapazes e empresários simpáticos. Projetavam um trem que iria do Rio a São Paulo sem paradas (maluquice), não precisaria de investimentos públicos (mentira) e seria viabilizado por uma demanda de 32,6 milhões de passageiros/ano (fantasia). A obra custaria cerca de US$ 9 bilhões e estava mai$ ou meno$ combinado que ficaria com um con$órcio italiano.
Em 2007, descobriu-se que não havia projeto de trem-bala, mas de CPI. O assunto foi entregue à racionalidade do BNDES e a linha foi projetada até Campinas com seis paradas no trecho Rio-São Paulo. O preço foi para US$ 12 bilhões e hoje, numa conta pessimista, teme-se que chegue a US$ 20 bilhões. O governo deverá ficar com até 70% do investimento e suspeita-se que acabará garantindo a demanda. A tarifa, que começou com uma estimativa empulhadora de R$ 100, está em R$ 246. Um sábio chegou a dizer que uma tarifa barata quebraria as empresas aéreas, como se coubesse à choldra financiar o trem e pagar bilhetes caros para preservar o mercado dos aerocratas ineptos.
Há a suspeita de que, por conta da demanda e do baixo custo de construção, a linha rentável não é a Rio-São Paulo, mas a que irá de São José dos Campos a São Paulo e Campinas. É mais fácil começar uma guerra civil do que botar a Viúva federal para pagar uma obra dessas.
Se a doutora Dilma tirar do trem-bala as cascas da pressa marqueteira e das pressões dos fornecedores de créditos, equipamentos e obras físicas, poderá administrar uma bonita obra. Se usar o trem para fazer propaganda, candidata-se ao título de "Viúva do PAC".
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