quinta-feira, 29 de abril de 2010

Chavez: 'Meu coração está com Dilma'

DEU EM O GLOBO

Chávez volta a defender vitória da pré-candidata petista

BRASÍLIA. Em pouco menos de oito horas no Brasil, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltou a dizer que torce pela pré-candidata petista, Dilma Rousseff e evitou comentar uma eventual vitória do tucano José Serra nas eleições.

Minutos antes de se encontrar com o presidente Lula, que o aguardava no Itamaraty, Chávez disse que Dilma é a candidata do seu coração e mandou beijos para a petista.

— Meu coração está com Dilma — disse Chávez, na porta do hotel, lançando em seguida um beijo no ar: — Um beijo, Dilma.

Esta não foi a primeira vez que Chávez declarou apoio à pré-candidata petista. O presidente venezuelano tem repetido que a ex-ministra é sua amiga e que eles têm empatia.

Mais tarde, após ouvir Lula defender a democracia na América Latina, Chávez disse não saber quando deixará o poder.

— Quando eu vou entregar (a Presidência), eu não sei — afirmou ao responder a pergunta de jornalistas brasileiros.

As eleições presidenciais na Venezuela estão previstas para dezembro de 2012, mas Chávez disse que ainda não está definido se será ou não candidato. Ele disse que nos últimos dez anos passou por 11 eleições e se prepara para a próxima, do parlamento venezuelano, este ano. Afirmou que, mesmo assim, Lula foi criticado por apoiar “o ditador Chávez, o tirano Chávez”.

Chávez disse que Lula deixará a Presidência, em dezembro deste ano, porque assim determina a Constituição. Segundo ele, é preciso respeitar as particularidades de cada país e a soberania popular: — Quando vou entregar a meu sucessor? Não está previsto. Não tenho sucessor neste momento à vista. Não está prevista sucessão no curto prazo na Venezuela.

Não está prevista na Constituição, que é a vontade do povo.

Nenhum comentário: