terça-feira, 28 de junho de 2011

Marina traça roteiro para abandonar PV

Ex-senadora viaja para a Alemanha na próxima quinta-feira. Por isso, decidiu adiar para o dia 6 de julho o anúncio de sua saída da legenda e a criação de uma nova sigla

Depois de três meses de queda de braço com a cúpula do PV, a ex-senadora Marina Silva, terceira colocada na eleição presidencial de 2010, deve anunciar na próxima semana sua saída do partido. Ela planeja reunir aliados e simpatizantes num movimento político baseado na internet antes de começar a organizar a criação de uma nova legenda para concorrer de novo ao Planalto em 2014. A ideia é comunicar a decisão no dia 6, em ato público em São Paulo ou Brasília.

Marina divulgou o roteiro anteontem à noite em reunião com verdes no apartamento do ex-deputado Fernando Gabeira, no Rio. Ela viaja na quinta-feira para a Alemanha, onde será homenageada pelo Partido Verde local e fincará bases para obter respaldo internacional ao novo projeto.

“Estou indo na quinta-feira para a Alemanha, onde participarei do encontro internacional de partidos verdes. Até a semana que vem, nada será anunciado. Ainda tenho outras reuniões marcadas antes de tornar pública qualquer decisão”, afirmou Marina

Ao voltar, terá as últimas conversas com aliados até o ato em formato de assembleia, onde os marineiros farão votação simbólica para referendar sua decisão. O roteiro repete sua estratégia do segundo turno da eleição presidencial, quando a verde se negou a apoiar Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB) e promoveu uma consulta nos mesmos moldes, para dar caráter coletivo à opção pela neutralidade.

“Infelizmente, não houve qualquer indicação de que a direção do PV aceitaria as condições mínimas para a nossa permanência no partido”, afirmou o deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ). “Marina representa um movimento que é maior que o PV e qualquer sigla. O que vai acontecer agora é que o movimento vai continuar”, disse Sérgio Xavier, fundador do PV e ex-candidato ao governo de Pernambuco.

Na saída da reunião, Marina afirmou apenas que anunciará a decisão na semana que vem, após a viagem. A avaliação dos marineiros é de que não haverá tempo hábil para registrar um novo partido a tempo de lançar candidatos para as eleições municipais de 2012. Com isso, o movimento tentaria se organizar na internet para promover a coleta de assinaturas necessária à criação de uma sigla.

Debandada em massa no Estado

Franco Benites

Se a vontade da ex-senadora Marina Silva de sair do Partido Verde se concretizar, a legenda deverá sofrer um duro golpe no Estado. Essa é a avaliação do deputado estadual Daniel Coelho que também está de malas quase prontas para deixar o partido. “Quando Marina deixar o PV certamente haverá uma desfiliação em massa. Acho que só ficam aqueles que têm cargo comissionado no governo”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, cuja insatisfação com a legenda se ampliou desde que o PV passou a integrar a gestão Eduardo Campos (PSB), a saída de Marina é um caminho sem volta. “Ela já demonstrou que não fica e a executiva nacional também dá mostras que não fará nenhum esforço para ela ficar. Estou na espera dessa decisão”, disse.

Apesar de aguardar qual o rumo que Marina tomará, Daniel Coelho afirmou que não se alinharia automaticamente ao Partido da Causa Ecológica, que pode vir a ser criado pela ex-senadora. “Isso dependeria muito das bases de sustentação em que esse partido seria fundado”, afirmou.

O deputado está em negociação com o PMDB, PPS e PSDB, mas é este último que mais chama a sua atenção. “A proposta nacional deles, de lançar Aécio como candidato à Presidência da República, me anima. O PSDB tem um senso de Brasil muito grande”, afirmou.

Para ele, o fato de o PSDB ser simpático a Eduardo Campos não é problema. “Se a relação for igual a de hoje, tudo bem. O que não posso admitir é o apego a cargos como faz o PV hoje”, comentou.

O parlamentar afirmou que está em curso uma provável vinda ao Recife do deputado federal e presidente nacional do PV, José Luiz Penna (SP). A visita, prevista para julho e que também deve se estender a outras cidades do País, seria motivada pelas mudanças geradas em decorrência da saída de Marina.

A forma como a legenda vem sido conduzida por Penna é um dos motivos de descontentamento da ex-senadora. “A visita é a mínima demonstração de zelo que Penna pode demonstrar com o PV em Pernambuco”, destacou Daniel.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: