sexta-feira, 22 de julho de 2011

Além do 'fla-flu político'

FH lança página na internet para tentar discutir temas nacionais fora da briga entre PT e PSDB

Germano Oliveira
SÃO PAULO. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso lançou ontem um novo site (www.observadorpolitico.org.br), propondo um diálogo nacional acima do "fla-flu político" (a eterna disputa entre PT e PSDB) para discutir os principais temas nacionais e, com isso, aprofundar a democracia brasileira. Na abertura do site, há um vídeo de dois minutos e 50 segundos em que o ex-presidente diz ser preciso dar um basta à inércia e discutir os problemas brasileiros.

- Dizem que as pessoas estão muito acomodadas no Brasil, que a sociedade é inerte, que se aceita tudo, mas chega o momento em que se diz: vai devagar, basta. E a internet joga com um papel grande. Por isso, o Observador Político é um modo de convidar você que tem o que falar. Quando se escuta o outro, se entra num diálogo e temos a sensação de que as coisas avançam - diz FH na abertura do site.

O ex-presidente propõe um debate suprapartidário:

- Política hoje não é uma coisa de um partido, de uma instituição, de um líder. Há tanta inquietação hoje, não se sabe o que vai acontecer no futuro da família, das pessoas, se vou ter emprego, não vou, a crise econômica, o que se fazer com a polícia, com a segurança. Enfim, há tantos problemas. Até o terremoto no Japão afeta aqui, tudo está interligado. Ou discutimos tudo isso ou não se sai do lugar. Não dá mais para alguém dar ordem. Isso acabou. Ordem, alguém sempre vai dar, mas não é isso que vai mudar o mundo. O que vai mudar o mundo é a mudança de comportamento, e todos querem participar. A internet é um instrumento para isso - diz FH.

O site do ex-presidente, coordenado por Xico Graziano, chefe da Casa Civil no seu governo, oferece espaço às pessoas "que têm algo a dizer" para deixarem comentários sobre os mais diversos assuntos. No primeiro dia no ar, o site já tinha 124 "observadores" credenciados e 25 salas de discussões, sobre assuntos que vão de sistema político, democracia digital, educação, como envelhecer, direitos humanos, meio ambiente e energia até a política de drogas.

Além de comentários, artigos e recortes de jornais com as notícias mais importantes do dia, especialistas apartidários comentam os assuntos de maior destaque na sociedade. Um deles, de Pedro Abramovay, sobre o sigilo eterno (a abertura dos arquivos secretos do governo), foi publicado no GLOBO em 26 de abril. A professora carioca Iolna Szabó de Carvalho critica a atual política antidrogas e discute se a "guerra contra as drogas fracassou".

O site também propõe discussões sobre temas como a criminalização ou não da homofobia; e se o diretor de uma escola pública deve ter autonomia para admitir e demitir um professor. O site anexa reportagens dos jornais sobre a crise política e sugere debates. Um dos assuntos - "a faxina derruba mais seis nos Transportes" - pede o envio de comentários.

Graziano diz que a ideia é fazer o debate sem a chancela partidária.

- Aqui no Observador Político vale o conteúdo, não o grito. Importa o ponto de vista, não a coloração ideológica. Funciona a tolerância, jamais o fanatismo - diz Graziano, na abertura do site.

Segundo ele, o site pretende discutir os temas nacionais sem "a política da canelada".

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: