quinta-feira, 31 de maio de 2012

No Planalto, Dilma faz desagravo a Lula

Em sua primeira agenda pública após as declarações de Gilmar Mendes, presidente puxa aplausos ao seu antecessor

Luiza Damé

A GUERRA DO MENSALÃO

BRASÍLIA . Na primeira aparição pública desde a revelação de que o ex-presidente Lula se reuniu com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes para tratar do julgamento do mensalão, a presidente Dilma Rousseff fez ontem uma espécie de desagravo ao antecessor, homenageando-o numa solenidade no Palácio do Planalto.

Ao final de seu discurso, na cerimônia de entrega do 4 Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil, criado por Lula em 2004, Dilma disse que gostaria de fazer uma homenagem ao ex-presidente e falou sobre o seu comprometimento com a erradicação da pobreza no mundo, arrancando demorados aplausos da plateia.

A presidente não fez referência ao polêmico encontro de Lula e Gilmar Mendes nem às pesadas críticas feitas pelo ministro do Supremo ao comportamento do ex-presidente. Mas, com a homenagem, evidenciou, ainda que de forma indireta e tratando de outro assunto, seu apoio a Lula.

- Processos e pessoas têm uma ligação íntima. As pessoas nos lugares certos e na hora certa mudam os processos e transformam a realidade. Por isso, eu queria, de fato, aqui, fazer uma homenagem especial ao presidente Lula - discursou Dilma, sendo interrompida por aplausos de toda a plateia, que também cantou o refrão "Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula".

A aclamação de Lula durou 43 segundos. Dilma, então, retomou o discurso de elogios ao antecessor tão criticado agora pela oposição:

- Tenho certeza de que faço esta homenagem pelo desempenho do presidente Lula em se comprometer, no Brasil, com a questão do desenvolvimento e da oportunidade para os mais pobres neste país e o seu comprometimento internacional com a luta pela erradicação da pobreza nas regiões pobres do nosso planeta, que ele conhecia bem, porque são muito parecidas com o Brasil.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: