quinta-feira, 31 de maio de 2012

Planalto articula e abafa bate-boca Lula x Mendes

Elogios de Dilma, declaração de Maia e reunião de ministros com Ayres Britto integram estratégia

Diante do impacto do bate-boca público entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e o ex-presidente Lula, o Palácio do Planalto articulou ontem uma operação abafa. A tentativa de deixar de lado o assunto uniu integrantes dos Três Poderes.

Ontem, por meio de nota, o Planalto negou que um encontro entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente do STF, Ayres Britto, noticiado pela imprensa, tivesse tocado no assunto. Conforme o palácio, no encontro Dilma apenas convidou Ayres Britto a comparecer à Rio+20.

A senha para a operação de serenar os ânimos foi dada pelo presidente da Câmara, o petista Marco Maia (RS). Ontem, ele sugeriu um "chá de camomila" aos exaltados.

– Temos de dar um chá de camomila a todos os envolvidos – disse Maia.

Preocupada em não fragilizar Lula, a presidente aproveitou um discurso durante solenidade de entrega da quarta edição do Prêmio Objetivos do Desenvolvimento do Milênio Brasil, no Planalto, para homenageá-lo.

– Processos e pessoas têm uma ligação íntima, as pessoas nos lugares certos e na hora certa mudam os processos e transformam a realidade e por isso queria, de fato, aqui fazer uma homenagem especial ao presidente Lula – afirmou Dilma.

Depois da cerimônia, ela recebeu Lula no Alvorada para um almoço e escalou os ministros Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, e Ideli Salvatti, de Relações Institucionais, para um encontro no hotel onde se hospedou o ex-presidente. Na terça-feira, Dilma se encontrara por mais de uma hora com o presidente do STF, ministro Ayres Britto. Eles conversaram sobre a situação. Naquele mesmo dia, o ministro se encontrou com Gilmar Mendes.

FONTE: ZERO HORA (RS)

Nenhum comentário: