sexta-feira, 31 de agosto de 2012

No Rio, Freixo diz que Paes é responsável pelo crescimento de milícias

Candidato acusa prefeito de ter facilitado ao grupo a exploração do transporte alternativo

Sergio Ramalho

O candidato do PSOL à sucessão municipal no Rio, Marcelo Freixo, afirmou ontem que o prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PMDB), se beneficiou eleitoralmente do domínio territorial exercido por grupos paramilitares na Zona Oeste da cidade na eleição de 2008. A acusação foi feita durante sabatina organizada pelo jornal "Folha de S.Paulo/UOL", no Teatro dos Quatro, na Gávea. Para Freixo, o prefeito é responsável pelo crescimento das milícias, que têm como principal fonte de financiamento o transporte alternativo:

- As milícias atuam como máfia, com domínio territorial, participação de policiais e articulações políticas. É só ver o mapa de votação de 2008 para saber onde ele (Eduardo Paes) teve votação determinante na disputa com Gabeira. Um ano depois, em 2009, vários paramilitares indiciados na CPI das Milícias participaram de uma reunião com Paes na prefeitura e ganharam o direito de explorar o transporte alternativo. Uma das propostas da comissão era que as licitações fossem feitas de forma individual e não com as cooperativas, que são dominadas pelos milicianos.

A assessoria de campanha de Paes informou que o candidato não se pronunciaria sobre as acusações. A Secretaria municipal de Transportes informou que as licitações foram feitas de forma individual.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: