terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Mercado sobe pela 3ª vez projeção de inflação

Estimativa de analistas ouvidos pelo BC passa para 5,65% este ano

Gabriela Valente

BRASÍLIA - Depois de o Banco Central (BC) admitir que está preocupado com a pressão da inflação a curto prazo, os analistas do mercado financeiro aumentaram a previsão para o IPCA neste ano de 5,53% para 5,65%, a terceira alta consecutiva nas projeções. Na percepção dos economistas, está claro que o BC não aumentará os juros básicos da economia, por isso, a projeção foi mantida em 7,25% ao ano.

Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) reafirmou a decisão de seguir com os juros estáveis nesse patamar por um "período suficientemente prolongado". Isso se justificaria pelo crescimento mais lento que o estimado, pelo cenário internacional incerto e, principalmente, pela pressão da inflação.

- Esse aumento da perspectiva do mercado reflete um quadro preocupante com a inflação, que só vem crescendo, com a agravante de o governo ter anunciado uma medida de redução de energia que não está segurando as expectativas - disse o economista da SulAmérica Investimentos Nilson Rosa.

Na pesquisa Focus divulgada ontem, os analistas ouvidos pelo BC fizeram um leve ajuste para baixo no crescimento, de 3,2% para 3,19% em 2013. Para 2014, projeta-se inflação de 5,5% - os analistas oficializaram uma "meta paralela" do Copom. Ou seja, a meta de inflação é de 4,5%, mas o BC estaria mirando acima, ainda que dentro do limite de dois pontos percentuais de tolerância.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: