quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PSB reage a tentativas de dividir o partido

Para socialistas, declarações dos irmãos Gomes são estimuladas e PT prefere enfrentar Aécio

Maria Lima

BRASÍLIA - A cúpula do PSB, por meio de seus emissários em Brasília, abriu guerra ontem contra a tentativa do ex-presidente Lula e do PT de investir no racha do partido, estimulando uma dissidência dos irmãos Cid e Ciro Gomes contra a eventual candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, à Presidência da República. Sem querer dar importância à fala de Ciro Gomes, que criticou a falta de "estrada" de Campos, dirigentes e líderes do PSB estão mirando fogo no que chamam de ingerência do ex-presidente e de outros petistas para minar a unidade do partido e dificultar uma eventual candidatura própria ao Planalto.

Escalado para reagir às investidas, o líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque (PSB-RS), mandou um aviso: estão subestimando a força do PSB e de Eduardo Campos:

- Estamos preparados para o confronto e não vamos aceitar isso. Quanto mais tentarem tensionar e isolar o PSB, muito mais vamos aumentar nossa coesão interna e a disposição de fortalecer o lançamento da candidatura de Eduardo Campos. O PT quer uma escolha fácil: enfrentar Aécio e o PSDB, de quem já ganharam três vezes.

O líder não quis responder diretamente a Ciro Gomes, mas estocou os cearenses ao afirmar que a capacidade decisória dessa dissidência é quase nenhuma no PSB. Sustenta que o PSB tem hoje muito mais unidade em relação à candidatura de Eduardo Campos do que tinha em relação ao apoio a Dilma em 2010.

- Esse negócio de querer interferir na unidade do partido, plantar fofoca, eleger embaixadores para tentar dividir, vai funcionar ao contrário. Tem lideranças políticas no Brasil que estão subestimando o crescimento do PSB e seu direito de ter protagonismo. Estão cutucando onça com vara curta. Estamos prontos para o enfrentamento. O povo brasileiro não tem dono - avisou Beto Albuquerque.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) disse que Ciro Gomes tem o direito de fazer críticas públicas, mas considera as declarações extemporâneas:

- A gente acha que tem alguém estimulando essa coisa (divisão).

Já o senador João Capiberibe (PSB-AP), pretende atuar como bombeiro:

- O PT tem interesse em promover a cizânia. Mas temos que arranjar uns bombeiros para reconstruir o diálogo interno.

Beto Albuquerque informou que Eduardo Campos vai centrar energias para executar um amplo calendário e roteiro de debates em todo país:

- O PT tentou nos ferrar nas últimas eleições e não nos intimidamos. E não vamos nos intimidar agora.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: