sábado, 6 de abril de 2013

Produção industrial volta a cair em 11 regiões

Em Minas Gerais, retração em fevereiro chegou a 11%; resultados decepcionaram na maior parte do País após o crescimento registrado em janeiro.

Daniela Amorim

RIO - As perdas na indústria de Minas Gerais puxaram o resultado negativo na produção industrial nacional na passagem de janeiro para fevereiro, segundo a Pesquisa Industrial Mensal divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A retração no parque industrial mineiro foi de 11,1% no mês. No entanto, a queda não foi localizada. Houve predominância de resultados negativos entre as regiões pesquisadas pelo instituto. São Paulo, embora tenha caído menos em fevereiro (com recuo de 0,5% na produção), respondeu pela segunda maior contribuição para o mau desempenho do País no período.

Segundo o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), os resultados regionais da produção industrial brasileira contrastaram fortemente com os de janeiro.

No primeiro mês deste ano, em nove das 14 localidades pesquisadas pelo IBGE em todo o País ocorreu aumento da produção. Já no mês de fevereiro, em 11 dessas localidades houve retra-ção.dos volume de produção.

"O movimento de gangorra observado na indústria em geral refletiu, portanto, o que ocorreu em praticamente todas as regiões do Brasil", avaliou o Iedi.

Automóveis. Em fevereiro, a indústria brasileira registrou redução de 2,5% na produção, devolvendo praticamente todo o crescimento de 2,6% de janeiro.

"Esse movimento claro de predominância de resultados negativos não ocorria desde setembro do ano passado (quando a indústria tinha recuado 0,7%)", ressaltou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

Aúltima vez em que houve um número maior de regiões com queda na produção foi em dezembro de 2008, quando 12 dos 14 locais investigados registraram resultados negativos.

Em fevereiro, Minas registrou redução na fabricação de automóveis, devido a paralisações por alguns dias e férias coletivas na indústria extrativa, que registrou menor produção de minério de ferro causada pela desaceleração do mercado interno e pela diminuição nas exportações; e na metalurgia básica.

"Apenas nesses três setores temos quase 50% da indústria mineira, todos claramente com comportamento negativo", disse Macedo.

O parque industrial mineiro disputa com o Rio de Janeiro o segundo lugar no ranking de maiores pesos sobre o total da indústria nacional.

São Paulo. O principal parque industrial do País é São Paulo. Embora o Estado tenha registrado uma retração na produção menor do que a da média nacional em fevereiro, a queda de 0,5% na produção paulista ainda teve á segunda maior contribuição para o recuo registrado no País em relação a janeiro.

"Muito do impacto negativo de São Paulo vem da importância do Estado na estrutura industrial do País. Então a queda abaixo da verificada no total nacional não impede que São Paulo tenha o segundo maior impacto para o recuo na indústria", explicou Macedo.

Em fevereiro, as atividades que mais pressionaram a média nacional para baixo também prejudicaram o resultado de São Paulo, com destaque para veículos automotores, setor farmacêutico, refino de petróleo,bebidas e alimentos.

Os setores em crescimento que ajudaram a tornar a queda mais moderada foram máquinas e aparelhos elétricos, máquinas e equipamentos, e aviões.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: