terça-feira, 16 de julho de 2013

PPS decide insistir em fusão e vai negociar com PMN

Bruno Boghossian

A direção do PPS (Partido Popular Socialista) decidiu que vai insistir na fusão com o PMN (Partido da Mobilização Nacional) e pretende negociar as condições da união para formar a MD (Mobilização Democrática). Em reunião na noite desta segunda-feira, em Brasília, a Executiva Nacional do partido socialista definiu que formará uma delegação para conversar com a presidente do PMN, Telma Ribeiro.

O PMN havia desistido da fusão pois exigia o registro imediato da sigla, enquanto o PPS desejava esperar a resposta a uma consulta feita ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre a distribuição de tempo de TV e fundo partidário para novas legendas. Também havia divergências sobre a divisão de cargos de comando da MD nos Estados.

A direção do PPS quer renegociar o prazo de registro e os termos da fusão antes do dia 28, quando o PMN se reunirá, em São Paulo, para discutir a desistência de formar a MD.

Para o PPS, a fusão é considerada essencial para fortalecer a sigla rumo à eleição de 2014. Com a criação de uma nova legenda, haveria uma janela de oportunidade para que políticos com mandato possam mudar de partido, formando uma sigla mais robusta, com direito a mais tempo de TV.

Nesse cenário, a MD se valoriza no mercado de coligações partidárias e seria forte o suficiente para lançar uma candidatura própria à Presidência da República. O ex-governador paulista José Serra, hoje no PSDB, já manifestou interesse em disputar o Palácio do Planalto pela nova legenda em conversas com Roberto Freire, presidente nacional do PPS.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: