sexta-feira, 11 de outubro de 2013

"O caminho atual já deu"

RUMO A 2014.  Ao lado de Marina, governador apresenta-se claramente como candidato de oposição no programa partidário do PSB

O governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos usou, ontem, a propaganda partidária do seu partido, o PSB, para se apresentar aos brasileiros, em cadeia nacional de rádio e televisão, com a mensagem do "novo". Buscou o melhor dos governos desde a redemocratização e fez referências a legados do PSDB - exaltando a estabilidade da economia - e do PT, ressaltando a inclusão social. Mas sempre colocando-se claramente como um projeto para avançar, "fazer mais", analisando que o caminho trilhado até agora "já deu".

"Quando vejo tudo que o Brasil conseguiu fazer nos últimos 30 anos, vejo que avançamos. O País mudou, amadureceu, conquistou a estabilidade, melhorou na justiça social. É a hora de reunir as boas ideias e as boas pessoas para fazer mais", disse o presidenciável que se apresentou aos brasileiros como presidente nacional do PSB.

Desde a união com a ex-senadora Marina Silva (Rede Sustentabilidade), Campos vem dando sinais de que o mote de sua campanha presidencial deve ser, sobretudo, a divisão do legado das administrações federais dos últimos dez anos, da qual participou como aliado, chegando até a ocupar o cargo de ministro da Ciência e Tecnologia no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006). "Por tudo que a gente fez e viu acontecer nesse país de que não trilhamos o caminho errado", diz ele na propaganda partidária para em seguida oferecer o seu projeto.

"Mas temos que admitir, estamos no caminho que já deu o que tinha que dar. Tudo que foi feito até aqui, teve o seu tempo e a sua necessidade. Mas está na hora de darmos um salto adiante. É preciso seguir combatendo a miséria, protegendo os mais vulneráveis sim, mas é fundamental emancipar o cidadão, dar a ele os instrumentos para crescer, evoluir, para ser agente desse novo Brasil", frisou.

Desde que saiu do governo Dilma Roussef (PT, pré-candidata à reeleição), o PSB ficou mais à vontade para tecer críticas ao governo federal. O filme mostrou atores como cidadãos comuns com o discurso do que já foi feito (avanços) nas áreas de saúde e educação, por exemplo, ressaltando depois o que ainda está por fazer. Eduardo Campos surge então na tela com um claro recado aos petistas.

"Chega de governar se contentando em dizer que no passado já foi pior. Essa conversa já não cabe", dispara. Pernambuco foi usado para destacar o governador como gestor, lembrando que o Estado e a capital Recife estavam entre os mais violento do Brasil e afirmando que a redução da criminalidade vem acontecendo. A cena que ilustra este trecho do filme foi gravada no bairro de Santo Amaro, considerado um dos mais violentos do Recife.

O tom emocional da propaganda - que Campos explorou ostensivamente durante suas campanhas para o governo de Pernambuco - foi guardado para o final, quando apareceram imagens de Marina Silva e Eduardo Campos no ato do último sábado (5) em que se formalizou a filiação da ex-senadora ao PSB. Os discursos de Marina e Campos se cruzam e terminam com ela recitando uma poesia.

"Nós estamos aqui para quebrar uma falsa polarização existente na política brasileira", foi uma das frases de Eduardo destacadas ao fim do programa. Um som instrumental ilustrou o abraço de Campos e Marina concluindo o filme que teve duração de 10 minutos.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: