domingo, 18 de maio de 2014

Rede confirma Marina Silva como vice de Eduardo Campos

• Ato simbólico homologou indicação de ex-ministra

• Segundo ela, Rede e PSB já acertaram que terão candidatos próprios a governador em 12 estados

Luiza Damé – O Globo

Marina Silva durante coletiva no Congresso Nacional da Rede Ailton de Freitas/Agência O Globo
Em um ato simbólico, na tarde deste sábado, a Rede homologou a candidatura da ex-senadora e ex-ministra Marina Silva a vice-presidente na chapa do ex-governador Eduardo Campos. Segundo o coordenador executivo da Rede, Bazileu Margarido, a decisão foi tomada por aclamação, e a Rede apresentará a decisão na convenção do PSB, no fim de junho.

Segundo Marina, a Rede e o PSB já acertaram que terão candidatos próprios a governador em 12 estados e estão discutindo a situação nos demais.

— Estados importantes como Rio de Janeiro, já temos candidatura própria; em São Paulo, temos a decisão da candidatura própria e estamos apenas discutindo quem é o melhor perfil para protagonizar o projeto político do estado; em Minas Gerais, estamos progredindo bastante com a ideia da candidatura própria — disse, negando divergências entre a Rede e o PSB:

— De sorte que aquilo que as pessoas imaginam que é um tensionamento entre a Rede, o PSB e o PPS não é nada disso. Muito pelo contrário. Há um esforço e a maior parte desse esforço está sendo feita pelo PSB e pelo governador Eduardo Campos. Eles estavam em uma trajetória, com uma série de composições anteriores à coligação, e agora, com uma nova realidade, estão reposicionando.

Posso dizer que é um esforço mão a mão dos partidos que compõem a aliança.

O apoio à candidatura de Eduardo Campos reúne a Rede, o PSB, o PPS e PPL. Marina disse que, além do programa, os partidos estão trabalhando para ter uma base de sustentação para viabilização das propostas, de forma a não ser "mera literatura".

Em São Paulo, a Rede levou o PSB a desistir de uma composição com o PSDB para apoiar a reeleição do governador Geraldo Alckmin e decidir pela candidatura própria. Os nomes para concorrer a governador pela aliança PSB, PPS e PPL são Ricardo Young (PPS); João Paulo Capobianco ou Célio Turino (Rede) e Márcio França (PSB).

— Temos a decisão da candidatura e uma quantidade de candidatos. Então, vamos usar o desfibrilador para outra coisa — afirmou.

A homologação das candidaturas nos estados para as eleições majoritárias e à Câmara Federal será discutida neste domingo, Congresso da Rede Sustentabilidade. As decisões da Rede são simbólicas porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou registro ao partido. A maioria dos seguidores da Rede estão no PSB.

Nenhum comentário: