quarta-feira, 16 de julho de 2014

Panorama político – Ilimar Franco

- O Globo

Vários tons da realidade
O governo Dilma, depois de meses de desgaste, procura bater o bumbo com o êxito da Copa fora do campo. A oposição tucana se esgoela acusando os petistas de tentarem se apropriar porque deu quase tudo certo. Já o time de Eduardo Campos está blasé e diz que esse embate é um frenesi pueril. Avalia que o tema não sobrevive e que, quando a eleição entrar no ar, restará uma memória rarefeita.

E agora, como é que fica?
A Justiça está pedindo o ressarcimento de um investimento de R$ 150 mil feito pelo ex-prefeito do Rio Cesar Maia. Mesmo sem enriquecimento ilícito ou desvio, ela alega apenas que o estado é laico e que o gestor não pode usar dinheiro público em favor de uma religião. No caso, a construção da igreja católica São Jorge, no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste. A deliberação pode vir a criar um precedente. Os governos federal, estaduais e as prefeituras usam dinheiro público para restaurar igrejas, invocando a manutenção do patrimônio histórico. Mas essas igrejas, após restauradas, são um púlpito para que religiosos, em sua maioria católicos, professem sua fé.
----------------------------
“Ao reassumir a presidência do PMDB, Temer terá maior autoridade para tratar da presença da presidente Dilma e do ex-presidente Lula onde não formos aliados locais do PT”
Henrique Alves, presidente da Câmara (PMDB) e candidato a governador (RN)
----------------------------
Cartão amarelo
A presidente Dilma tem mancado nos últimos dias. Ela tropeçou carregando o neto, Gabriel. E, para não cair, acabou batendo a perna na quina de uma cadeira. No futebol é assim: há risco de contusão mesmo estando fora de campo.

No outro mundo
O ministro Luís Roberto Barroso virou alvo de críticas dos juristas e da maioria do Congresso. Eles preveem o caos, caso seja aprovada a proibição da doação eleitoral pelas empresas. Comparam com a decisão de Luiz Fux, no caso da renegociação dos precatórios. Seu relatório foi aprovado, mas não aplicado. Ele quebraria prefeituras e estados.

Agora vai
O PT cobra do PMDB por que candidatos do partido aos governos estaduais abriram seus palanques para Aécio Neves (PSDB). A resposta: o candidato está com Aécio, mas os candidatos para o Congresso estão com a presidente Dilma.

Será que é isso mesmo?
Muitos são os que atribuem a derrota do Brasil na Copa à direção dos clubes e das federações. O craque alemão Schweinsteiger dedicou o título ao presidente do Bayern Munch, Uli Hoeness. O Bayern tem sete jogadores na seleção. E Uli está na cadeia, condenado a três anos e meio de prisão por evasão fiscal de 27,2 milhões de euros.

Burlando o ritual burocrático
Ao contrário do costume, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, não nomeou uma equipe de transição para passar o bastão para o ministro Ricardo Lewandowski. Ele baixou resolução para que isso seja feito via um relatório de 60 páginas.

Em cima do lance
A Vigilância Sanitária vistoriou 8.292 restaurantes nas 12 cidades-sede da Copa. No Rio, foram 577. Em 21,7% desses, foram detectadas falhas relevantes; onze tiveram de ser fechados até a regularização.

NA INAUGURAÇÃO do Instituto Marcelo Déda, hoje à noite em Aracaju (SE), será lançado livro com os poemas do ex-governador: “Improvável Poética”

Nenhum comentário: