segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O risco da guerra política na rede

• Colunista Merval Pereira defende que enciclopédia virtual cheque edições

Juliana Castro e Renato Onofre - O Globo

RIO e SÃO PAULO - As alterações negativas que foram feitas nos perfis dos jornalistas Míriam Leitão, colunista do GLOBO, e Carlos Alberto Sardenberg, da CBN e Rede Globo, na Wikipédia é, para cientistas políticos e especialistas, mais uma capítulo do "Fla-Flu" virtual da discussão política na internet, mas não pode contaminar as instituições públicas. Todos pedem rapidez na apuração do caso.

Na sexta-feira, O GLOBO revelou que um IP do Palácio do Planalto havia sido usado para fazer alterações negativas nos perfis dos jornalistas na enciclopédia colaborativa virtual. Desde então, a oposição pede uma apuração rigorosa. A presidente Dilma Rousseff já ordenou a abertura de uma sindicância interministerial.

- Há um antagonismo odiento instalado na discussão política - diz o cientista político e pesquisador da UFRJ Sandro Corrêa. - É intolerável alterar ou deformar a biografia de uma pessoa apenas como forma de reagir a uma crítica. A ação feita de dentro do Palácio do Planalto deve ser investigada e apurada. Mas o "Fla-Flu" político adotado nas redes sociais e internet não pode chegar às instituições.

O cientista político e diretor do Instituto de Estudos Estratégicos da UFF, Eurico Figueiredo, também cobra uma apuração rigorosa do episódio, mas não vê indícios de ação orquestrada:

- (O caso) Liga um sinal de alerta, mas acho que esse episódio deve ser colocado em seu devido lugar. É inaceitável e intolerável a alteração da biografia de qualquer pessoa com o objetivo de caluniá-la, mas acredito que não seja uma ação orquestrada. E, sim, de um partidário mais passional que embarca nesse "Fla-Flu" político e, acreditando no anonimato da internet, aproveita para atacar aqueles que não estão alinhados ideologicamente com ele.

O colunista do GLOBO Merval Pereira, que já teve seu perfil na Wikipédia alterado ao menos seis vezes, de forma negativa (ele foi classificado como informante dos EUA), por IPs do Canadá e Austrália, pediu ontem que os administradores da enciclopédia acompanhe a edição de suas páginas:

- A Wikipédia tem que ficar atenta a isso. Assim como eles admitem que qualquer um possa entrar e escrever o que quiser, deveriam ter uma equipe para checar as informações.

Para Merval, alterar o perfil de uma pessoa e incluir informações caluniosas é uma ação criminosa. O colunista destaca ainda que, se um funcionário do setor privado usa a internet de forma indevida, há demissão, e ressalta que, no setor público, deveria ocorrer o mesmo.

- O Planalto certamente tem meios de identificar quem usou a rede naquela hora. É claro que eles não compactuam com isso. O problema é que, como é uma prática do partido há muitos anos, todo mundo se sente autorizado a fazer isso. Agora que surgiu esse caso, eles têm que tomar providências claras. 

Nenhum comentário: