segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Ibope revela trunfos de Aécio para o 2º turno

• Tucano seria bem votado entre mulheres e eleitores de alta renda e com curso superior

Paulo Henrique de Noronha – Brasil Econômico

A última pesquisa do Ibope, realizada entre 3 e 6 de agosto, trouxe poucas novidades: a presidenta Dilma Rousseff manteve-se com 38% das intenções de voto, enquanto seus principais adversários — Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) — avançaram apenas 1 ponto percentual, respectivamente para 23% e 9%.

Entretanto, os números reforçaram a possibilidade de realização de um segundo turno — que muito provavelmente será entre Dilma e Aécio, já que o tucano tem mais que o dobro dos votos do terceiro colocado, Eduardo Campos. Pela última enquete do Ibope, o segundo turno entre Dilma e Aécio seria bem apertado: a diferença entre os dois é de apenas 6 pontos percentuais, 42% para a petista, 36% para o tucano. Mas os números da pesquisa revelam alguns trunfos de Aécio.

Desde maio, ele vem crescendo gradualmente na preferência das eleitoras mulheres, enquanto Dilma cai na mesma proporção. Outro segmento do eleitorado onde Aécio sobe é na faixa etária de 25 a 34 anos: o Ibope aponta que ele ganharia no segundo turno com os votos de 40% desses eleitores, contra 39%de Dilma. Mais expressiva é a intenção de votos do tucano entre os eleitores com curso superior.

Em primeiro turno, Aécio teria 35% dos votos (contra apenas 22%de Dilma) e na segunda rodada chegaria a 53%. Números similares aos que conseguiria entre os brasileiros com renda mensal acima dos 5 salários mínimos: 38% no primeiro turno (23%para Dilma) e 54% no segundo turno.

Aécio também está com boa votação nas regiões Sudeste e Sul. Na primeira, ele quase empata com Dilma no primeiro turno (28% a 29%) e venceria no segundo, com 41% a 33%. No Sul, o tucano perderia no primeiro turno (28% a 36%), mas viraria para a vitória no segundo: 42% a 38%.

Nenhum comentário: