segunda-feira, 11 de agosto de 2014

PF apura se Graça Foster omitiu informações

• Inquérito foi aberto a pedido de três senadores da oposição

Gabriela Valente – O Globo

BRASÍLIA - A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar se a presidente da Petrobras, Graça Foster, omitiu do Senado Federal informações sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, e se a empresa de seu marido, Colin Foster, tinha contrato com a estatal. O pedido para que fosse instaurado um inquérito policial foi feito por parlamentares ao Ministério Público Federal (MPF), que imediatamente determinou o início das investigações.

- O Ministério Público nem deixou o espaço aberto para que a Polícia Federal decidisse instaurar o inquérito ou não. Já determinou a abertura imediata - disse uma fonte a par do processo.

Pelo menos três senadores da oposição encaminharam pedidos para que Graça fosse investigada. Eles foram enviados ao MPF após o depoimento da executiva na Comissão de Infraestrutura do Senado. Se ficar comprovado que ela faltou com a verdade, pode configurar crime de falso testemunho.

Na sessão no Congresso Nacional, Graça alegou que o Conselho de Administração da Petrobras não foi responsável pela compra da refinaria de Pasadena. O negócio custou US$ 1,2 bilhão aos cofres da estatal. Nesse depoimento, ela ainda disse que a empresa de seu marido não tinha contrato com a Petrobras.

Durante o depoimento, Graça Foster disse ainda que o marido não teria negócios com a Petrobras. Desde o aparecimento das denúncias, a presidente da Petrobras já deu vários esclarecimentos em diferentes comissões do Legislativo.

O pedido do Ministério Público Federal do Distrito Federal à Polícia Federal ocorreu no dia 13 de abril. O procedimento foi instaurado quase dois meses depois pela PF.

Nenhum comentário: