domingo, 7 de dezembro de 2014

Aécio inicia processo para atualizar programa partidário

• O objetivo é manter a mobilização dos jovens e incluir temas como a sustentabilidade

Júnia Gama – O Globo

BRASÍLIA - De olho nos novos segmentos da população que se uniram à oposição nas eleições deste ano, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), comandará nos próximos meses uma atualização do programa partidário tucano. O objetivo é tentar manter mobilizados jovens e demais eleitores que participaram ativamente da última campanha.

Segundo o tucano, o foco é o eleitorado que estava afastado da vida política mas que, desde junho de 2013, foi às ruas para reclamar mudanças na condução do governo. Como parte significativa dessa população aderiu à oposição, a ideia é oferecer uma estrutura de participação mais atraente para mantê-la ativa.

O senador quer apresentar na próxima convenção do PSDB, que ocorre em maio de 2015, o novo programa do partido, um texto que incorpore temas sensíveis a esse eleitorado.

- Vamos discutir a atualização do nosso programa para incluir novos temas, como a sustentabilidade, e confirmar teses mais liberais na economia. O PSDB saiu muito renovado desta eleição, e o campo contrário saiu com cara de coisa velha. Acreditamos em um partido renovado e impulsionado por uma nova militância - afirmou Aécio.

O partido está estimulando o que é considerado um fato novo nas fileiras tucanas: o alistamento de estudantes para o comando de diretórios acadêmicos em universidades, espaço que tradicionalmente foi ocupado pelos partidos mais à esquerda. Essa militância que está sendo formada deverá ter participação na atualização do programa tucano.

O presidente do PSDB mineiro, deputado Marcus Pestana, afirma que é preciso "dinamizar" a vida partidária para que cresça o interesse da juventude.

- Queremos definir no programa o que seria a nova política, compatível com a sociedade contemporânea, que é ligada nas redes sociais e mais participativa. É preciso modernizar essa estética antiga do discurso unilateral, gritado, para um estilo de retórica e relacionamento mais atual. Assim vamos estar sintonizados com a juventude - afirma.

As reuniões para definir essa "nova agenda" devem se intensificar no ano que vem. Mas, nas próximas semanas, Aécio iniciará conversas sobre a proposta.

Nenhum comentário: