sexta-feira, 27 de março de 2015

PMDB monta estratégia para desgastar Kassab

• Partido aprova ida do ministro a comissão da Câmara, onde vai inquiri-lo sobre tentativa de criação do PL

Simone Iglesias, Júnia Gama e Cristiane Jungblut – O Globo

BRASÍLIA - Depois de forçar a demissão de Cid Gomes do Ministério da Educação, o PMDB mira outro desafeto na Esplanada, o ministro Gilberto Kassab (Cidades), a quem atribui a a manobra para a criação do PL, em conjunto com o Planalto. O artifício usado por deputados do PMDB foi aprovar ontem requerimento para que Kassab compareça a audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara para explicar problemas nas obras do PAC.

- O Minha Casa Minha Vida está parado e o deputado Carlos Marun (PMDB-MS, integrante da comissão) tem um perfil bastante combativo, vai dar um aperto no Kassab. O assunto na comissão é habitação, mas os parlamentares podem questionar sobre o PL também. O Kassab é muito engenhoso quando se trata de burlar a lei eleitoral - afirma o líder do PMDB, deputado Leonardo Picciani (RJ).

Para o PMDB, o objetivo da nova legenda é enfraquecer seu papel de principal partido da base aliada.

O PMDB tem preparado um arsenal jurídico para abater o PL tão logo sejam dados os primeiros passos de sua criação. A presidência do PMDB deve entrar com pedido de anulação do processo caso o relator do caso, o ministro do TSE Tarcísio Vieira, não faça o mesmo. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), planeja ir ao Supremo Tribunal Federal se for preciso para impedir que Kassab tenha êxito com a nova legenda.

- Kassab era um problema resolvido. O abatemos na tentativa de fusão. Voltou a agir e o abateremos de novo. Essa manobra do Planalto com Kassab uniu a todos no PMDB - resumiu um ministro do partido.

O PL protocolou o seu pedido de fundação no TSE às vésperas de a presidente Dilma Rousseff sancionar lei que dificulta a fusão e criação de novos partidos. Para o PMDB a ação foi casada para poupar o PL das dificuldades criadas pela nova lei.

A suposta tentativa do Planalto de isolar o PMDB gera retaliações do partido. Na quarta-feira, o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) pediu para que o PMDB adiasse o depoimento da ex-presidente da estatal, Graça Foster, na CPI da Petrobras, e recebeu um não como resposta.

Ontem, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), voltou a acusar o governo de "patrocinar" a criação do PL:

- Do ponto de vista do arranjo político desse governo, a criação do PL foi a pior invenção. Uma coisa é criar um partido na forma da lei. Outra, é criar um partido sob os ministérios das Cidades e da Educação. Como pode o governo patrocinar uma coisa que objetiva diminuir o tamanho do aliado? Isso depois de uma lei clara, proibindo a fusão e aprovada pelo Congresso. Isso é um péssimo exemplo da reforma política que vamos ter.

Nenhum comentário: