quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Mais quatro ações estão em curso

• Dilma- Temer ainda enfrenta outros desafios

Chico de Gois - O Globo

BRASÍLIA – A Ação de Impugnação de Mandato Eleitoral ( Aime) contra a presidente Dilma Rousseff e o vice Michel Temer não é a única ameaça que paira sobre a petista e o peemedebista. Outras quatro ações que tramitam no TSE têm como alvo o mandato da presidente e do vice. Nesse sentido, PT e PMDB defendemse de mãos dadas contra iniciativas do PSDB. Já na Câmara, onde a ameaça de um processo de impeachment depende do dedo do presidente Eduardo Cunha ( PMDB- RJ), é o PSDB quem anda de braços dados com o PMDB, uma vez que, se aprovado, o impedimento é apenas contra Dilma.

Há contra a presidente e o vice duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral ( Aije), interpostas em 2 de outubro e 18 de dezembro do ano passado para investigar denúncias de abuso de poder econômico e político, além do uso indevido de meio de comunicação social e conduta vedada a agente público. Também estão em análise uma representação protocolada em 2 de janeiro deste ano para apurar captação ilícita para a campanha eleitoral, e uma prestação de contas, que havia sido aprovada com ressalvas, mas que foi desarquivada pelo ministro Gilmar Mendes. Esta última não pede cassação de Dilma e Temer.

Um dos focos das apurações se dá sobre a denúncia de que empreiteiras que prestavam serviço para a Petrobras repassaram recursos obtidos ilicitamente no esquema de corrupção da estatal para a campanha de Dilma.

Nenhum comentário: