segunda-feira, 16 de maio de 2016

Entrevista tem ‘panelaços’ e ‘apitaços’ em sete cidades

• Em pelo menos três bairros do Rio, foram entoadas músicas de Chico Buarque

- O Globo

Enquanto a entrevista com o presidente interino Michel Temer era veiculada pelo “Fantástico” da TV Globo, na noite de ontem, foram registrados “panelaços” e “apitaços” em diversas regiões de pelo menos sete cidades: Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre. Em pelo menos três bairros do Rio — Tijuca, Botafogo e Humaitá —, também foram colocadas músicas de Chico Buarque em volume alto.

Ainda que menores do que nos últimos pronunciamentos da presidente afastada Dilma Rousseff, os protestos foram ouvidos durante praticamente toda a entrevista. Em alguns bairros, foram registrados gritos de ordem, como “fora, Temer” e “golpista”, já enquanto falava o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em reportagem veiculada antes da de Temer.

No Rio, as manifestações ocorreram em Botafogo; Copacabana; Glória; Flamengo; Laranjeiras; Catete; Leblon; Ipanema; Leme e Humaitá, na Zona Sul da cidade; na Lapa, Santa Teresa e no Bairro de Fátima, no Centro; e em Vila Isabel, Tijuca e Grajaú, na Zona Norte. Na vizinha Niterói, houve “panelaço” em Icaraí.

Durante o dia, manifestações
Na capital paulista, o protesto ocorreu no Centro e nos bairros de Vila Madalena, Bixiga, Consolação, Pompeia e Pinheiros, entre outros. Em Porto Alegre, houve registros no Centro Histórico, Bom Fim e em Petrópolis. Em Brasília, foram ouvidos apitos e barulho de panelas na Asa Norte.

Também ontem, durante o dia, foram realizadas manifestações contra Temer em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e no Distrito Federal.

Em São Paulo, manifestantes protestaram à tarde contra Temer na Praça do Ciclista, região da Avenida Paulista. O ato também era a favor de Dilma.

Com cartazes e um carro de som, os manifestantes desceram, por volta de 15h30m, a Rua da Consolação em direção à Praça Roosevelt. O protesto foi organizado por grupos feministas. Elas criticavam a ausência de mulheres no Ministério formado pelo presidente interino.

Quando chegaram na altura da Fiesp, houve bate-boca com um grupo pró-impeachment que está acampado no local há mais de 60 dias. A PM separou os grupos, e os manifestantes continuaram a caminhada.

Em Brasília, o protesto reuniu cerca de 250 pessoas, em frente à Praça dos Três Poderes.

Nenhum comentário: