quinta-feira, 2 de junho de 2016

Recessão pode fechar 200 mil lojas no país

- Valor Econômico

A recessão vivida pelo país, que já dura dois anos e vem afetando principalmente o consumo das famílias, provocou o fechamento de quase cem mil lojas no ano passado. Este ano, dado o avanço do desemprego e a contínua desaceleração da atividade econômica, pode repetir o desempenho de 2015, o que totalizaria cerca de 200 mil lojas fechadas em dois anos.

Se esse quadro se confirmar, o Brasil recuará uma década em número de estabelecimentos comerciais. Em 2008, segundo o IBGE, o país possuía cerca de 1,4 milhão de empresas de varejo. Em 2014, havia 1,6 milhão, de acordo com estimativas de consultores. A forte queda das vendas no varejo começou justamente há dois anos.

"Se voltarmos [aos números de 2008], acabaremos regredindo em quase uma década. Com isso, o movimento de evolução do varejo brasileiro, com criação de novos modelos de lojas, de diferentes tipos de serviços, fica comprometido, porque investimentos caem e projetos mudam. Ruas de comércio especializado podem reduzir em tamanho e perdemos diversidade. Acho que teremos também um empobrecimento do varejo no país", disse Fábio Pina, economista da Fecomércio de São Paulo.

Nenhum comentário: