quarta-feira, 13 de julho de 2016

Senadores batem boca em plenário

• Projeto sobre abuso de autoridade causa briga entre Renan e Cristovam

Maria Lima - O Globo

BRASÍLIA - A discussão sobre o adiamento da votação do projeto que define o abuso de autoridade provocou um bate-boca entre o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), autor da proposta, e o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), que. Ao GLOBO, Cristovam insinuou que o peemedebista age por interesse pessoal, por ser alvo de investigação da Lava-Jato. Ao dizer que ficou “chocado” com a insinuação de Cristovam, Renan disse que, na primeira delação de que teve notícia, sobre as eleições presidenciais de 2006, havia a acusação de que Cristovam, como candidato, pelo PDT, beneficiou-se de caixa dois e doação ilegal para sua campanha.

— Isso pessoalmente me chocou. E, mais do que me chocar, isso embaça a presidência do Senado. Eu sempre demonstrei agir, senador Cristovam, para não deixar nenhuma dúvida sobre minha atuação como presidente do Senado. Sempre me posiciono com a posição majoritária dos senadores — disse Renan.

Cristovam disse ser estranho que o Senado tenha despertado para a necessidade de mudar a lei do abuso de autoridade, que é de 1965, justamente agora, quando muitos políticos são investigados na Lava-Jato.

— Todos os dias são algemados centenas de pobres, e o Senado nunca se mostrou preocupado com abusos. O Senado trazer esse projeto neste momento, a sensação é que os senadores querem se proteger — respondeu Cristovam.

Renan reagiu dizendo que não era uma coisa pessoal, ou para proteger A ou B. E partiu para cima de Cristovam:

— Em 2006, quando Vossa Excelência disputou a Presidência, lembro que fomos procurados por um tesoureiro do PDT que trazia denúncias e queria que essas denúncias fossem investigadas, denúncias de doação ilegal e recepção não contabilizada.

— Como presidente do Senado, se não fez isso o senhor pecou — respondeu Cristovam.

— Essas coisas não prescrevem, elas continuam aí — continuou Renan.

Minutos depois, Renan encerrou a discussão:

— Ordem do dia!

Nenhum comentário: