sábado, 14 de abril de 2018

Ricardo Noblat: Falta combinar com os russos

Adicionar legenda
- Blog do Noblat | Veja

Sem essa de democracia suspensa

Na Síria, ontem à noite, o ataque americano a bases militares do regime do ditador Bashar Assad foi combinado com os russos, que acabaram testando com sucesso suas armas antimísseis.

Por aqui, falta o PT combinar com outros russos – no caso, os distintos milhões de eleitores que irão às urnas em outubro próximo eleger seus representantes.

Sem a concordância deles, que por ora parece faltar, irá para o espaço o discurso ainda em voga do PT de que eleição sem Lula é fraude, de que a democracia está suspensa, e outras baboseiras.

Hoje, completa uma semana da prisão de Lula em São Bernardo do Campo. Fora a choradeira de líderes do partido, as declarações iradas e inconsequentes dos mais radicais, o que aconteceu?

Nada. O país não pegou fogo como tanto temia o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal. As estradas continuam transitáveis apesar da ameaça do MST de fechá-las.

Vida que segue dura como sempre para aqueles que mais sofreram com o legado do governo Dilma – a brutal recessão que custou milhões de empregos e devolveu à miséria quem dela havia saído.

Se a democracia foi suspensa com a prisão de Lula, o PT deveria recursar-se a disputar eleições. E dedicar toda sua energia a denunciar crime tão estúpido mundo a fora.

Mas, não. Lá fora ainda encontra eco a história do golpe que derrubou Dilma e impediu Lula de ser candidato. A história da democracia suspensa é só para enganar os russos locais.

Quando julho chegar, o PT pedirá o registro da candidatura de Lula a presidente. Sabe que ele será negado, não importa. É só para manter a lenda viva, e Lula poder influir no resultado das eleições.

Até lá – ou mesmo antes – o PT já terá se entendido em torno de um nome próprio para substituir Lula na cédula eleitoral. O de Fernando Haddad, possivelmente. Ciro? Esqueça!

A candidatura de Lula, por impossível, deverá ganhar algum alento com a divulgação amanhã da nova pesquisa de intenção de votos do Datafolha. Natural. Sua prisão é recente. A eleição ainda está longe.

O jogo principal começou, mas nenhum dos jogadores em campo fez nada para se destacar – salvo um lateral direito que levou um tranco da Justiça e foi parar no hospital.

Nenhum comentário: