sábado, 23 de fevereiro de 2019

Governo Bolsonaro vai ter balcão para parlamentares

Onyx e Santos Cruz farão o controle da liberação de verbas a parlamentares, e presidente pode ter agenda fixa com eles

Amanda Almeida, Bruno Góes e Natália Portinari | O Globo

BRASÍLIA - Com dificuldades para montar uma base parlamentar capaz de aprovar matérias de interesse do governo no Congresso, a equipe de articulação política do Planalto já dá sinais de que está disposta a renunciar a uma das grandes bandeiras de campanha do presidente Jair Bolsonaro para conseguir apoio no Legislativo.

Eleito com a proposta de ignorar interesses dos partidos para discutir pautas do governo a partir do convencimento e das ideias, Bolsonaro deve restabelecer a prática e passar a negociar cargos e verbas com líderes partidários.

Pela nova estratégia de articulação, a Casa Civil, de Onyx Lorenzoni, e a Secretaria de Governo, comandada por Santos Cruz, farão o controle da liberação de verbas aos parlamentares. A pasta de Onyx também voltará a ter o perfil dos governos do PT, funcionando como um balcão de atendimento a demandas dos partidos, por meio dos líderes.

Segundo o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), a guinada na articulação deve reposicionar a Casa Civil na discussão de projetos do governo. Ele disse que a pasta centralizará a tramitação de propostas nas comissões do Congresso, como era feito por petistas e emedebistas. O líder também revelou ter apresentado a Onyx uma proposta para que Bolsonaro faça reuniões semanais ou quinzenais com os líderes dos partidos do Congresso no Palácio do Planalto, a exemplo do que era feito por Lula e Michel Temer.

— A gente observou, nas primeiras três semanas, que os assessores parlamentares dos diversos ministérios estavam com iniciativas próprias de sugerir inclusão ou retirada de projetos da pauta nas comissões. Isso terminava retirando a possibilidade de coordenação, por parte da liderança do governo, de quais assuntos devem ou não ser priorizados — disse o líder.

Na avaliação do líder do Planalto no Senado, com duas grandes pautas apresentadas ao Parlamento — a reforma da Previdência e o pacote de segurança de Sergio Moro —o governo precisa urgentemente “conversar, se aproximar, ter a confiança” dos parlamentares para formar a base. A proposta do retorno das reuniões periódicas com os líderes está em análise no Planalto. Mas, em um indício de que adotará a estratégia, Bolsonaro, que chegou a dizer que não iria conversar com “lideranças partidárias”, já deve se reunir com elas na semana que vem.

BANCADAS TEMÁTICAS
Assim como fez com a montagem do primeiro escalão, Bolsonaro pretendia formar sua base parlamentar a partir da interlocução com as chamadas bancadas temáticas — reunidas a partir de assuntos específicos — e conversas individuais com parlamentares. Agora, a estratégia mudou, como explica o deputado Efraim Filho (DEM-PB), que esteve com Onyx, ontem, no Palácio do Planalto.

— Eu disse que, para fazer base, é preciso integrar o Parlamento ao governo. Em um governo em coalizão. Ele disse que vai trilhar neste sentido — disse Efraim, e completou: — O ministro percebeu que dialogar com as frentes não foi possível.

Na quarta-feira, o Planalto prometeu liberar verbas e nomeações, mas disse que adotará critérios para aceitar indicados de políticos. O movimento do governo ocorre para debelar focos de rebelião entre os parlamentares por demissões de apadrinhados. Órgãos como a Secretaria de Patrimônio Público da União (SPU), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Companhia das Docas foram alvo de uma limpa nas últimas semanas.

Um dos insatisfeitos é o PR, que tinha indicações no Dnit e em Docas. O PR havia sido o primeiro partido a se declarar da base aliada de Bolsonaro. Agora, adota uma nova postura, e faz questão de dizer que ainda não está fechado com o governo. Com indicações em Docas, no Rio de Janeiro, a primeira secretária da Câmara, Soraya Santos (PR-RJ), não foi avisada de que seus apadrinhados seriam demitidos.

A Docas do Rio era um feudo do PR, com nomeações de pessoas sem experiência na área de portos. Em 2017, por exemplo, Albert dos Santos, sobrinho do marido de Soraya, foi nomeado superintendente do gabinete do presidente das Docas do Rio, mesmo depois de ter sido exonerado do cargo de diretor, já que sua permanência na função feria a Lei das Estatais.

No fim de janeiro, O GLOBO mostrou que o PR de Valdemar ainda mantinha influência nas superintendências do Dnit. Chefe da repartição no Amapá, Fábio Vilarinho foi exonerado. Durante a campanha, ele declarou apoio ao deputado federal Vinícius Gurgel e à deputada estadual Luciana Gurgel, ambos do PR.

AINDA FORA DO EIXO
Delchelly Roberta de Souza Oliveira, que, na campanha, trocou sua foto de perfil do Facebook para demonstrar apoio ao candidato do PR derrotado ao Senado no estado, Luciano Castro, também foi demitida. Os superintendentes de Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul também acabaram dispensados.

A principal preocupação do governo é consolidar o número de votos necessários para aprovar a reforma da Previdência. São três quintos dos parlamentares na Câmara (308) e no Senado (49).

Os governistas admitem que não têm o número em nenhuma das duas Casas. A insatisfação com a articulação política alcança até mesmo o líder do DEM, Elmar Nascimento. Apesar de ser integrante do partido mais próximo do governo, ele revela o descontentamento geral dos deputados. Questionado se articulação entrou no eixo, ele negou:

— O presidente chega aqui na Câmara, tira uma foto (para entregar a reforma da Previdência). Mas só isso acaba não resolvendo nada.

Nenhum comentário: