domingo, 5 de maio de 2019

Hélio Schwartsman: O bom combate

- Folha de S. Paulo

Saber técnico e democracia estão sob ataque

Apesar dos extremismos discursivos e de retrocessos democráticos registrados em vários países nos últimos tempos, não dá para negar que a humanidade melhora a olhos vistos.

Por qualquer medida objetiva que adotemos, o mundo evoluiu nos últimos 30 anos. A proporção de terráqueos vivendo em pobreza extrema, que era de 35% em 1990, está agora abaixo dos 10%. A expectativa de vida ao nascer, que batia nos 65 anos em 1990, saltou para mais de 72.

Também observamos melhoras importantes nos índices globais de escolarização e na disponibilidade de itens como água tratada e eletricidade. É difícil de acreditar, mas até a inteligência dos humanos tem avançado. O fenômeno, bem-documentado, atende pelo nome de efeito Flynn.

Se trocarmos a lente das décadas pela dos séculos e ampliarmos a noção de riqueza para incluir não só renda, mas acesso a serviços e bens de consumo, os progressos são ainda mais dramáticos. Nas contas de Deirdre McCloskey, nos últimos dois séculos, o habitante médio do planeta viu sua riqueza multiplicar-se por dez, chegando a 30 nos países desenvolvidos.

O mundo ainda está muito longe de ser um lugar bom para todos ou razoavelmente justo, mas é preciso estar cego por vieses cognitivos para não ver que estamos melhorando.

Os dois motores principais desses sucessos são o saber técnico, alimentado pela ciência, e a disseminação das democracias, cujo número mais do que dobrou de 1990 para cá. Democracia, aqui, deve ser compreendida em seu conceito mais amplo, que inclui os ímpetos redistributivistas da vontade popular, mas traz também uma defesa intransigente de direitos universais, que abarcam as minorias, mas não se restringem a elas. São justamente o saber técnico e a democraciaque estão sob ataque do neopopulismo que pipoca em vários países, incluindo o Brasil. Defendê-los é o dever das forças pró-civilização neste momento delicado.

Nenhum comentário: