quinta-feira, 2 de maio de 2019

Mariliz Pereira Jorge: Perseguição e vingança

- Folha de S. Paulo

Marca do ódio contra tudo e todos fica cada vez mais visível

Jair Bolsonaro tem um problema ainda maior do que o despreparo. O compromisso de fazer uma boa administração vem bem depois daquele que assumiu em campanha, que é o de governar movido a vingança, usando para isso métodos, ora toscos ora profissionais, de perseguição.

Não sabemos ainda qual será o saldo destes quatro anos, mas a marca do ódio contra tudo e todos fica cada vez mais visível. E nem dá para dizer que ele não tenha avisado. Durante a eleição, ameaçou: “A faxina agora será muito mais ampla, se essa turma quiser ficar aqui, vai ter que se colocar sob a lei de todos nós. Ou vão pra fora ou pra cadeia”.

A declaração foi direcionada aos petistas, mas percebe-se que qualquer pessoa ou instituição que critique, confronte ou se oponha ao governo entra na mira do presidente e de seus apoiadores, que não se furtam a instigar linchamentos virtuais, perseguir e ameaçar seus alvos.

Bolsonaro vai passar os próximos anos governando nesse clima de revanche e, por isso, cerca-se de gente que compartilha da mesma visão limítrofe de mundo e que alimenta a guerra ideológica iniciada nos governos petistas.

Decisões são tomadas sem estudo técnico, sem debate, apenas baseadas nesse binarismo ridículo e suicida de esquerda e direita. Cultura? Coisa de esquerdista. Corta a grana. Universidade pública? Antro de esquerdista. Reduz o orçamento. Meio ambiente? Esquerdista, é claro. Passa a serra elétrica. Radar em rodovia, turismo gay, índio, propaganda inclusiva? Esquerdistas!

Não havia plano de governo. Continuamos sem saber como resolveremos o desemprego, a educação, a saúde. Mas a falta de políticas públicas e, pior, as decisões equivocadas não incomodam a militância. O eleitor-raiz do presidente não estava preocupado em construir um país melhor. Por isso, segue batendo palminha e contente apenas com a vingança em curso. É o que lhes basta.

Nenhum comentário: